• Mbappé marcou o único gol da partida em Paris
  • Partida foi uma espécie de ataque contra defesa
  • França mantém os 100% e lidera o Grupo B

A França venceu a Grécia por 1 a 0 na tarde de ontem, no Stade de France, em partida válida pela quarta rodada do Grupo B das Eliminatórias da Eurocopa 2024. A partida foi uma espécie de ataque contra a defesa e se mostrou muito favorável para os franceses. Jogando em casa e com uma equipe tecnicamente mais forte, a França não encontrou perigo na defesa, mas teve dificuldades no ataque.

Mbappé fez o único gol do jogo, ao cobrar um pênalti no início do segundo tempo. O craque e capitão da equipe bicampeã do mundo teve de bater duas vezes para conseguir validar o gol. A vitória manteve os franceses com 100% de aproveitamento no Grupo B. Agora são 12 pontos e a liderança da chave. Os gregos têm seis pontos e ocupam a segunda colocação.

Primeiro tempo de domínio

O primeiro tempo começou com a França tomando conta da partida desde o início. Com a fragilidade do adversário ficou tranquilo para a equipe treinada pelo técnico Didier Deschamps trocar passes e pensar bem em cada trama de ataque. Vale lembrar também que a seleção da Grécia pouco perigo ofereceu nos primeiros minutos do primeiro tempo.

Mas embora com o controle do jogo, a França mostrou dificuldades para finalizar as jogadas de ataque. Deu a impressão de falta de objetividade para que os lances se tornassem de maior perigo ao gol de Vlachodimos. Depois dos primeiros 15 minutos muito intensos, a França diminuiu o ritmo e passou a trocar passes de forma mais lenta do que o normal.

Depois de aumentar novamente o ritmo. Os franceses reclamaram de três lances dentro da área. O árbitro não marcou possíveis pênaltis. Na melhor chance do primeiro tempo, Koundé finalizou bonito, mas Vlachodimos fez uma grande defesa, mantendo o 0 a 0 no placar. Se sobrou domínio para a França no ataque, sobrou perseverança e defesa para a Grécia no primeiro tempo.

Pênalti e gol no segundo tempo

Logo no início da etapa complementar, um resumo do jogo. Griezmann sofreu uma entrada violenta na área. Mavropanos levantou demais a perna e atingiu o jogador francês. Foi então que o VAR checou o lance e constatou a jogada irregular. Mavropanos teve o risco de levar o cartão vermelho, mas como o pênalti foi marcado, o cartão não foi necessário.

Assim, Mbappé foi para a cobrança e bateu. O goleiro grego fez grande defesa. Contudo, o VAR marcou invasão da defesa grega antes da cobrança do astro francês. Com mais uma chance, o camisa 10 não vacilou. Bateu forte, no canto oposto do primeiro lance. Era o gol da França, o desafogo. Com aquele gol, a equipe treinada por Didier Deschamps disparava ainda mais na liderança, abrindo seis de vantagem para a própria Grécia.

Logo depois do gol, a seleção da Grécia passou a avançar as linhas e tentar assustar o goleiro Maignan, que até então havia apenas assistido o jogo. A França, por sua vez, passou a desperdiçar alguns contra-ataques para ampliar o marcador. No fim, não foi necessário, já que a vitória e os três pontos estavam garantidos pelo gol de pênalti de Mbappé.