• Com dois de Mbappé, franceses fazem 2 a 1, em Amsterdã
  • Seleção vice-campeã mundial se junta à anfitriã Alemanha
  • Portugal e Bélgica se classificaram para a Euro, nesta sexta

A França venceu a Holanda por 2 a 1, nesta sexta-feira, em Amsterdã, e se classificou para a Eurocopa 2024 com duas rodadas de antecedência. O destaque do jogo foi o atacante Kylian Mbappé, que marcou os dois gols do jogo. Portugal, que venceu a Eslováquia por 3 a 2, e a Bélgica, que bateu a Áustria por 3 a 2, também se juntaram à Alemanha, sede da Euro.

Após balançar a rede duas vezes, Mbappé ultrapassou Michel Platini e se isolou como o quarto maior artilheiro da França, com 42 gols. Contudo, ele ainda está atrás de Griezmann (44), Thierry Henry (51) e Giroud (54).

Com o resultado, a seleção francesa se isolou na liderança do Grupo B, com 18 pontos em seis partidas. Por sua vez, os holandeses se complicaram, pois ficaram com nove e caíram para o terceiro lugar. A Grécia, que venceu a Irlanda fora de casa, foi para 12 pontos. A Holanda, contudo, tem um jogo a menos. Na segunda, Grécia e Holanda se enfrentam em Atenas, em confronto direto pela segunda vaga da chave. Afinal, os dois primeiros garantem vaga na Euro.

França larga na frente com Mbappé

No primeiro tempo, a França começou com tudo e abriu o placar logo aos 6 minutos. Após boa troca de passes, Griezmann tocou na direita para Clauss, que dominou e cruzou na medida para Mbappé completar de voleio, sem chance para o estreante goleiro Verbruggen: 1 a 0. A atual vice-campeã mundial dominou os primeiro 25 minutos.

Contudo, a Holanda assustou pela primeira vez aos 26, quando Veerman aproveitou cruzamento de Dumfries, mas finalizou por cima da trave. Além disso, Simons chegou com perigo duas vezes, batendo primeiro para fora e depois chutando forma para Maignan espalmar.

Mbappé faz golaço, e Holanda desconta

Na etapa complementar, os franceses ampliaram o placar logo aos 7 minutos, novamente com seu astro. Mbappé tabelou com Rabiot pela esquerda e chutou cruzado da entrada da área, encobrindo o goleiro holandês: 2 a 0, com um golaço.

A equipe da casa, que passa por um processo de renovação do elenco, tentou reagir depois dos 30 minutos. Muito em função das trocas feitas pelo técnico Ronald Koeman. Aos 37 minutos, Hartman, também estreante, diminuiu o placar para a Holanda com um bonito gol.

Após dar caneta em Thuram, o camisa 12 tabelou pela esquerda, entrou na área e chutou entre Maignan e a trave direita. Aliás, este foi o primeiro gol sofrido pela França nas Eliminatórias da Euro 20224. Mesmo com o apoio da torcida, porém, a Holanda não teve forças para buscar o empate.