• Seleção francesa perde os 100% de aproveitamento
  • Em Atenas, seleções ficam no 2 a 2 nesta terça-feira
  • França lidera o Grupo B, e gregos vão à repescagem

França e Grécia empataram em 2 a 2, nesta terça-feira, em duelo válido pela 10ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa. Mesmo atuando com o time reserva, os franceses largaram na frente no primeiro tempo, com um gol de Kolo Muani. No começo da etapa final, porém, Bakasetas e Ioannidis viraram a partida após a pressão grega. Contudo, Fofana marcou belo gol em chute de fora da área e definiu a igualdade no placar da partida em Atenas.

Com o resultado, a França perdeu os seus 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Eurocopa. Contudo, terminou na liderança do Grupo B, com 22 pontos, e já planeja a fase final da competição. Por outro lado, a Grécia ficou com 13 pontos e na terceira posição da chave, atrás da Holanda, que goleou Gibraltar por 6 a 0 e também se classificou.

Portanto, a seleção grega disputará a repescagem e encara o Cazaquistão na semifinal. Geórgia e Luxemburgo estão na outra semifinal, e uma seleção dessa chave estará na Euro 2024. Os playoffs estão marcados para março do ano que vem.

Vale destacar que o sorteio dos playoffs das Eliminatórias da Eurocopa está marcado para esta quinta-feira. Já o sorteio da fase de grupos da Euro 2024 será realizado só no dia 2 de dezembro.

França larga na frente no primeiro tempo

Com a classificação garantida, a França entrou em campo com muita mudanças em relação ao time que goleou Gibraltar por 14 a 0. Ainda assim, os jogadores reservas tiveram o controle do jogo mesmo em ritmo morno. Os franceses assustaram em pelo menos três oportunidades. Primeiramente com Griezmann arriscando de fora da área, e Vlachodimos espalmando.

Na segunda tentativa, o capitão francês foi lançado na área e finalizou na trave. Aos 42 minutos, porém, Girou recebeu de Fofana na entrada da área e ajeitou na medida para Kolo Muani. O atacante soltou a bomba mesmo tendo pouco ângulo e mandou a bola no alto, sem chances para o goleiro: 1 a 0 para a França. A Grécia, por sua vez, foi para o intervalo sem chutar a gol.

Grécia vira o jogo, mas França empata no fim

Na segunda etapa, entretanto, a Grécia reagiu na partida, marcou duas vezes em quatro minutos e virou o placar. Aos 11, Bakasetas pegou o rebote após o ataque grego ter dois chutes bloqueados e bateu de primeira da meia-lua: 1 a 1. Então, aos 15 minutos, Giannoulis foi lançado na ponta esquerda, deu uma bela caneta em Koundé, entrou na área e tocou para trás. Ioannidis, portanto, completou de primeira entre os marcadores para botar a equipe da casa em vantagem.

No entanto, a alegria dos gregos durou pouco. Aos 29, com Mbappé em campo, os franceses empataram com um golaço de Fofana. Ele recebeu o passe do camisa 10 e chutou forte de fora da área para deixar tudo igual. O goleiro chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol: 2 a 2. Na reta final do jogo, a seleção francesa pressionou em busca da virada, mas parou na trave.

Na primeira chance, Coman cruzou, a bola desviou na marcação e bateu na trave. Depois disso, na última jogada, Mbappé mandou a bomba, o goleiro Vlachodimos defendeu com as pontas dos dedos, e a bola bateu no travessão antes de sair. Então, o empate persistiu no placar.