- Em Bruxelas, seleção francesa vence por 2 a 1 nesta segunda-feira
- Mesmo com expulsão de Tchouaméni, franceses garante o triunfo
- Bleus chegam a 9 pontos no Grupo 2 da competição; Itália lidera
A França mostrou sua força e derrotou a Bélgica por 2 a 1, no estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, pela quarta rodada do Grupo 2 da Liga das Nações. Kolo Muani marcou os dois gols dos franceses (o primeiro deles de pênalti), enquanto Openda marcou para os belgas. Tielemans bateu pênalti para fora no primeiro tempo, quando o jogo estava 0 a 0. Tchouaméni foi expulso aos 30 da etapa final, mas os visitantes seguraram o placar.
Com o resultado, então, a França chegou aos 9 pontos e praticamente confirmou a classificação para as quartas de final. Por sua vez, a Bélgica se manteve com 4 pontos e precisa de dois tropeços dos franceses para terem chance de avançar. A Itália, que goleou Israel por 4 a 1, em Udine, nesta segunda, chegou aos 10 pontos. Assim, ficou na liderança da chave, e também encaminhou a vaga na próxima fase.
Na próxima rodada da Liga das Nações, a França recebe Israel, e a Bélgica encara a Itália, em casa. Os dois jogos, portanto, acontecerão daqui a um mês, no dia 14 de novembro.
Como foi o jogo
No primeiro tempo, a Bélgica teve um início melhor, comandou a posse de bola e quase inaugurou o marcados aos 23 minutos. Openda saiu em contra-ataque, entrou na área com liberdade e cortou Konaté, que acabou cometendo pênalti. O assistente assinalou impedimento no começo da jogada, mas o VAR entrou em ação e confirmou a posição legal do jogador belga. Na batida, porém, Tielemans mandou a bola por cima do travessão.
A resposta francesa aconteceu aos 33. Barcola fez jogada individual e tentou passar por Faes, que caiu no gramado e usou o cotovelo para atrapalhar o adversário. Após checagem, o VAR confirmou o pênalti para a França. Kolo Muani deslocou Casteels na cobrança e inaugurou o placar: 1 a 0.
A seleção belga sentiram o gol, recuou e parecia que iria para o vestiário em desvantagem. Contudo, já nos acréscimos, arrancou o empate. Aos 49 minutos, Castagne chegou no bico da área e cruza para Openda, que entrou nas costas de Konaté e cabeceou no contrapé de Maignan: 1 a 1.
Na etapa final, a partida foi equilibrada até os 17 minutos, quando a França ficou novamente na frente do placar. Digne apareceu livre pela esquerda, ajeitou a bola e cruzou na cabeça de Kolo Muani, que ganhou de Theate e cabeceou firme. O goleiro Casteels desviou, mas não evitou o gol dos franceses: 2 a 1. Aos 31, a Bélgica teve mais espaço em campo com a expulsão de Tchouaméni. No entanto, os Bleus se fecharam bem, seguraram a pressão e garantiram a vitória fora de casa.