• Meninas francesas pressionam, mas ficam no empate
  • Resultado abre caminho para o Brasil liderar o Grupo F
  • Vice no último Mundial, Holanda vence na estreia

A França bem que tentou, mas ficou no 0 a 0 contra a Jamaica, na manhã deste domingo, em Sydney, na Austrália, em partida válida pela primeira rodada do Grupo F da Copa do Mundo Feminina. Uma das favoritas ao título do Mundial, viu as jamaicanas equilibrarem o jogo, principalmente no primeiro tempo. Assim, por mais que tenha pressionado na etapa final, o empate persistiu e o tropeço veio.

Com o empate, a França abre caminho para a Seleção Brasileira, a outra favorita do grupo a largar na frente por uma classificação. O Brasil estreia nesta segunda-feira contra o Panamá. Com um ponto cada, as equipes terão desafios distintos na próxima rodada. Enquanto a França fará o clássico contra as meninas brasileiras, a Jamaica pega o Panamá.

Surpreendentemente equilibrado

O mundo esperava a seleção da França pressionando a Jamaica desde o início do jogo. Contudo, não é novidade para ninguém que nos últimos anos o esporte evoluiu e as seleções tiveram um ganho técnico e de experiência muito grande. Parece ter sido o caso das jamaicanas. Com um sistema defensivo forte e bem organizado, as meninas do técnico Lorne Donaldson neutralizaram as armas das francesas e ainda assustaram no ataque.

Sob a batuta de Khadija Shaw, jogadora do Manchester City, a Jamaica chegou em alguns momentos. No principal deles, Shaw cobrou uma bela falta, que assustou a arqueira Peyraud-Magnin. Pelo lado francês, muitos cruzamentos na área. Renard foi bastante acionada, mas não teve chances claras de abrir o placar. Majri e Diani tiveram as melhores chances. O primeiro tempo seguiu sem um domínio das equipes.

França domina, mas para na trave

O segundo tempo foi inteiro da França. Sabendo que o empate era um péssimo negócio, as francesas começaram desde cedo a dominar as ações ofensivas. Diani, logo aos oito minutos, assustou a goleira Becky Spencer. Minutos depois, foi a vez de Toletti. A volante aproveitou a cobrança de escanteio para finalizar sobre o gol de Becky Spencer. A Jamaica só chegou ao gol de Peyraud-Magnin por volta dos 20 minutos. Cheyna Matthews desviou de cabeça, mas viu a arqueira francesa pegar com segurança

Com mais domínio e posse de bola, a França começou uma pressão forte sobre a Jamaica, que passou a se limitar a se defender. Essa pressão quase se transformou em gol, quando Diani desviou um cruzamento de Becho. A bola encobriu Spencer e bateu no travessão e logo depois na trave. Depois desse lance, a França desanimou e nem mesmo após a expulsão de Shaw pelo segundo amarelo foi capaz de animar uma das favoritas ao torneio. Então, apito final de 0 a 0 no placar.

Holanda estreia com vitória

Atual vice-campeã do mundo, a Holanda sofreu para vencer Portugal por 1 a 0 na madrugada deste domingo, em Dunedin, na Nova Zelândia, na partida que fechou a primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo Feminina da Austrália e da Nova Zelândia. Van Der Gragt fez o gol da vitória ainda no primeiro tempo e garantiu os primeiros três pontos da seleção do Velho Continente.

Com a vitória, a Holanda chegou aos três pontos e assumiu a segunda colocação de sua chave. Isso porque com seu único gol de saldo, ficou atrás, no critério de desempate, da seleção norte-americana, que venceu por 3 a 0 em sua estreia a equipe do Vietnã. Na próxima quarta-feira, as duas seleções reeditam a final da última Copa do Mundo. Portugal e Vietnã se enfrentam e fecham a segunda rodada.

Suécia vence de virada a África do Sul

A Suécia venceu de virada a África do Sul por 2 a 1 na madrugada deste domingo, em Wellington, na Nova Zelândia, na partida de estreia das duas seleções no Grupo G da Copa do Mundo. As meninas suecas ainda começaram perdendo a partida, o que gerou uma certa tensão. Contudo, Rolfo e Ilestedt marcaram depois de Magaia ter aberto o placar para as sul-africanas.

A vitória colocou a Suécia na liderança do grupo, já que Argentina e Itália ainda se enfrentam para fechar a primeira rodada da competição naquela chave. Esta partida ocorre na madrugada desta segunda-feira. Na próxima rodada, as suecas encaram as italianas somente no próximo sábado, enquanto a África do Sul pega a Argentina.