- Seleção da casa ganha por 3 a 1 e busca o bicampeonato nos Jogos
- Franceses vão disputar o ouro com a Espanha, que bateu Marrocos
- Egípcios jogarão pelo bronze contra os Marroquinos em Paris-2024
De virada, a França venceu o Egito por 3 a 1, na prorrogação, e se classificou para a final do futebol masculino das Olimpíadas de Paris. Em Lyon, Saber abriu o placar para os egípcios, no segundo tempo, mas Mateta empatou aos 37 minutos. No tempo extra, os franceses jogaram com um jogador a mais após a expulsão e Fayed e virou o placar, novamente com Mateta, e fechou a conta com Olise.
Portanto, a França vai brigar pela medalha de ouro na sexta-feira (dia 9), às 13h (de Brasília), contra a Espanha, no Parque dos Príncipes, em Paris. As duas seleções buscam o bicampeonato olímpico. Os Espanhóis venceram o Marrocos por 2 a 1, nesta segunda, em Marselha, na outra semifinal.
Por sua vez, o Egito vai disputar a medalha de bronze contra o Marrocos na quinta (8), em Nantes, às 12h. Técnico da seleção egípcia, o brasileiro Rogério Micale tenta chegar novamente ao pódio olímpico, oito anos após ter comandado o Brasil na conquista do ouro nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
Como foi o jogo
Em primeiro tempo equilibrado, o Egito tentou atacar em velocidade pelos lados do campo, principalmente com Zizo e Adel. Porém, não conseguiu criar chance clara de marcar. A França, por sua vez, teve ligeira vantagem na posse de bola e assustou logo no início com Truffet, que obrigou Hamza a fazer boa defesa. Na reta final, Chotard bateu escanteio e Badé cabeceou na trave. Lacazette brigou pelo rebote e ajeitou para Lukeba, que mandou de voleio por cima do gol.
Na segunda etapa, os egípcios abriram o placar aos 16 minutos. Saber recebeu na grande área, finalizou em cima de Badé e ficou com a sobra. O camisa 7 abriu espaço, soltou uma bomba de direita e mandou ao lado do rosto do goleiro Restes, que não conseguiu defender: 1 a 0.
Os franceses, então, partiram para cima, pararam em defesa de Hamza, acertaram a trave duas vezes no mesmo lance e conseguiram o empate aos 37 minutos. Olise conduziu em velocidade pela faixa central da intermediária e deu grande passe em profundidade para Mateta. Na área, o atacante chegou antes de Hamza na bola e bateu no alto para fazer 1 a 1.
Nos acréscimos, em jogada polêmica, Fayed bloqueou a ajeitada de cabeça de Badé com o braço levantado na área. O árbitro marcou falta de ataque da França dentro de campo, mas foi chamado ao monitor do VAR e manteve sua decisão após longa revisão. Assim, o duelo foi para a prorrogação.
Como foi a prorrogação
Logo no primeiro minuto do tempo extra, Fayed deu carrinho atrasado, derrubou Doué por trás e foi expulso. Aos 8 minutos do tempo extra, a França ficou na frente do placar. Após cobrança de escanteio curta, Olise cruzou da direita, Sildillia ajeitou de cabeça, Mateta cabeceou livre e marcou o segundo gol na partida para virar: 2 a 1.
No início do segundo tempo da prorrogação, saiu o terceiro gol francês para garantir a vaga na final. Doué dividiu dentro da área e bloqueou corte de Tarek com as costas. A bola sobrou para Olise, que bateu rasteiro de canhota e mandou no cantinho: 3 a 1.