• Vitória por 2 a 0 foi a primeira da seleção georgiana na competição
  • Kvaratskhelia e Mikautadze, de pênalti, marcam os gols da partida
  • No outro jogo do Grupo F, Turquia bate República Tcheca e avança

A Geórgia garantiu vaga nas oitavas de final da Eurocopa. Afinal, nesta quarta-feira, a seleção georgiana surpreendeu a equipe mista de Portugal ao ganhar por 2 a 0, na Arena Schalke. O atacante Kvaratskhelia, aliás, abriu o placar com um gol relâmpago, enquanto o artilheiro da Eurocopa Mikautadze confirmou a vitória em cobrança de pênalti na etapa final.

Com o resultado, então, a Geórgia chegou aos 4 pontos e se classificou para as oitavas de final da Eurocopa. A seleção avançou como uma das quatro melhores terceiras colocadas da fase de grupos. Líder do Grupo F, com 6 pontos, Portugal já estava com a sua vaga assegurada.

Turquia também avança

No fechamento do Grupo F, a Turquia venceu a República Tcheca por 2 a 1. Assim, confirmou o segundo lugar e a vaga nas oitavas de final da Eurocopa após mais de 15 anos. Os turcos, aliás, ganharam um jogo repleto de emoções. Calhanoglu abriu o placar aos 5 minutos do segundo tempo, mas os tchecos conseguiram empatar mesmo com um jogador a menos, com Soucek, aos 20.

A República Tcheca se mandou para o ataque em busca do gol que garantiria a seleção nas oitavas, mas os turcos se seguraram na defesa. Aproveitando o contra-ataque, aos 48 minutos, Tosun fez o gol da vitória da Turquia e confirmou a classificação.

Nas oitavas de final, portanto, a Geórgia terá pela frente a Espanha, no domingo (30 de junho), às 16h (De Brasília), em Colônia. Na segunda-feira (1 de julho), também às 16h, Portugal enfrenta a Eslovênia, na Arena Frankfurt. A seleção turca, então, joga contra a Áustria, na terça que vem (dia 2), em Leipzig.

Como foi Geórgia x Portugal

Portugal entrou em campo com um time misto e foi surpreendido logo aos 2 minutos de jogo. António Silva errou um passe para trás no meio-campo, Mikautadze puxou contra-ataque e abriu a bola na esquerda para Kvaratskhelia, que entrou na área e bateu cruzado de canhota para fazer 1 a 0 para a Geórgia. Depois disso, a seleção portuguesa pressionou em busca do empate, mas Mamardashvili iniciou a sua grande atuação ao fazer grandes defesas e levar a vantagem para o intervalo.

Cristiano Ronaldo, aliás, saiu para o vestiário irritado com a arbitragem do jogo. O craque lusitano, que levou cartão amarelo no primeiro tempo por reclamação, reclamou contra um pênalti não marcado e de faltas invertidas. Além disso, quando foi substituído no segundo tempo saiu chutando uma garrafa de água.

No início da etapa final, a situação se repetiu, com o goleiro georgiano salvando o chute de Dalot. No minuto seguinte, o árbitro foi ao monitor revisar a jogada que ocorreu um tempo antes, viu infração de António Silva e Lochoshvili e marcou pênalti.

Na cobrança, Mikautadze bateu de chapa no canto e ampliou: 2 a 0. Daí em diante, a Geórgia não passou do meio-campo, e os portugueses esbarraram na marcação adversária e não conseguiram diminuir o placar.