• Rildo marca duas vezes em 12 minutos e é o destaque
  • Goleiro Gabriel Brazão não vai bem e falha duas vezes
  • Goiás chega aos 41 pontos e está na 11ª colocação

O Goiás se impôs e venceu o Santos por 3 a 1 na noite desta segunda-feira, na Serrinha, em Goiânia, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2024. O Esmeraldino foi melhor no jogo inteiro, sempre dentro de sua proposta de sair nos contra-ataques e deixando a bola com a equipe de Fábio Carille. Dois fatores, contudo, ajudaram na vitória incontestável do Goiás: o brilho de Rildo, que fez dois gols em 12 minutos no primeiro tempo.

Além disso, o goleiro Gabriel Brazão, jovem santista que assumiu a meta desde a contusão de João Paulo, não teve uma noite inspirada. Assim, mesmo levando um gol de Giuliano, que cobrou uma penalidade no fim do primeiro tempo, Wellinton deixou o dele na segunda etapa e selou a vitória do Esmeraldino jogando em casa.

Com os três pontos, o Goiás chegou aos 41 pontos e manteve o sonho vivo do acesso à Primeira Divisão. Isso porque mesmo com o 11º lugar, a distância para o G-4 é de nove pontos. Faltam ainda oito rodadas para o fim do torneio. Já o Santos, não conseguiu voltar à liderança. Portanto, segue na segunda colocação, com 53 pontos. Os dois times voltam a campo no fim de semana. O Santos recebe o Mirassol, no sábado. No dia seguinte, o Goiás faz o clássico contra o Vila Nova.

Rildo brilha no primeiro tempo

O primeiro tempo começou movimentado na Serrinha. Logo no primeiro minuto, Rildo fez bela jogada pela esquerda, passou por dois marcadores, entrou na área e fez uma finalização cruzada. A bola sai mal e foi por cima de Gabriel Brazão. A resposta do Santos veio em seguida, com um chute de fora da área de Diego Pituca. O Peixe continuou no ataque e tentou a finalização com Otero. Mas o meia, ao tentar cruzar para a segunda trave, a bola foi muito forte.

A intensidade do jogo era grande nos primeiros 10 minutos, mas logo se concentrou no meio-campo. Assim, não demorou muito para o Esmeraldino escapar e abrir o placar. O Goiás trocou passes pelo lado esquerdo. Welliton recebeu em condições e finalizou da entrada da área Gabriel Brazão fez a defesa parcial. Atento no lance, Rildo apenas tirou do arqueiro para abrir o placar. Era o primeiro gol do Goiás, o primeiro do jogo.

O gol aos nove minutos acordou o time do Santos. O Alvinegro Praiano se lançou ao ataque, mas a equipe treinada por Fábio Carille acabou surpreendida pelo time da casa. Aos 12 minutos, o Esmeraldino ampliou. Rildo recebeu a bola no meio de campo com muito espaço, o atacante foi avançando sem ser incomodado e arriscou da entrada da área. O chute sai com certa força, mas Gabriel Brazão não consegue fazer a defesa. Era o segundo gol do Goiás.

O Santos demorou para acordar do susto de ter levado dois gols antes dos 15 minutos. Mas se reorganizou e fez Tadeu trabalhar pela primeira vez no jogo, aos 33 minutos. Aos 38 minutos, O VAR entrou em ação para marcar uma penalidade a favor do Santos. Giuliano fez o gol santista: 2 a 1.

Gabriel Brazão falha

O segundo tempo começou com o Goiás no ataque. Sander foi o primeiro a aparecer no ataque. O lateral do Goiás, portanto, finalizou longe do gol santista. Dois minutos depois foi com Rafael Gava que a equipe da casa atacou. No chute para o gol, Gabriel Brazão fez a defesa de forma segura. O Santos equilibrou o jogo, mas nunca esteve com a bola e o controle do jogo. Quando trocava passes, o Goiás conseguia roubar a bola.

As definições das jogadas eram feitas de forma mais rápida pelo time da casa. Foi então que aos 16 minutos Tadeu fez um lançamento na direção de Welliton, protegeu a bola e deixou com Galhardo. O meia devolveu com categoria e Welliton ainda tirou Rodrigo Ferreira e finalizou. Gabriel Brazão falha de novo e o Esmeraldino chega ao terceiro gol.

O Santos sentiu o terceiro gol do Goiás. Tanto é que passou a não tocar mais a bola de forma mais cadenciada. A estratégia passou a ser cruzar a bola na área, principalmente para as intervenções de Julio Fuchs. Mas essa estratégia acabou não dando certo. Isso porque a defesa do Goiás teve uma atuação segura e não permitiu esse tipo de chegada do Santos.

O Goiás, por sua vez, tentou prender a bola no ataque. A tática deu certo e irritou a equipe visitante. Isso porque o Peixe tentou fazer uma pressão final, mas o time treinado por Vagner Mancini não permitiu. Pelo contrário, controlou o jogo, concentrando o confronto na intermediária defensiva do clube paulista. Assim, o Esmeraldino garantiu a vitória.