• Everaldo abre o placar, mas Grêmio empata nos acréscimos
  • Situação é parecida com a do último sábado pelo Brasileiro
  • Decisão da vaga para as semifinais ficou para Porto Alegre

Bahia e Grêmio ficaram no empate em 1 a 1 na noite desta terça-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em partida válida pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Em uma partida que marcava o segundo encontro das duas equipes em uma semana, o roteiro foi até parecido. Se pelo Brasileirão no último sábado, o Tricolor Gaúcho marcou nos acréscimos o gol da vitória, dessa vez, saiu gol nos minutos finais, mas o de empate.

Everaldo abriu o placar para o time da casa no início da etapa complementar. Ficou para Cuiabano marcar nos fim o gol de empate. Assim, na próxima semana, na Arena do Grêmio, ficará com a vaga nas semifinais da competição. Vale lembrar que não há o critério do gol qualificado. Ou seja, em caso de empate, a disputa será nas penalidades máximas.

Primeiro tempo morno

O primeiro tempo começou com as duas equipes com estratégias bem definidas. O Tricolor Gaúcho optou pelo toque de bola e manter o jogo controlado. O Bahia tentou usar mais a velocidade para atacar, principalmente quando atraía o time gaúcho para o seu campo defensivo. Sem Suárez, o Grêmio sentiu falta de uma referência na área, o que dificultou as coisas.

As grandes oportunidades do jogo em sua primeira etapa foram em chutes de fora da área. O primeiro foi com Vina, que exigiu uma boa defesa de Marcos Felipe. O goleiro do clube baiano colocou para escanteio. O Grêmio, porém, parou nessa chance. Minutos depois, o Bahia mudou a estratégia e conseguiu neutralizar as jogadas de ataque do Tricolor Gaúcho.

Em um momento melhor, o Bahia criou a sua melhor chance. Cauly recebeu na entrada da área e soltou a bomba para a grande defesa de Gabriel Grando. A bola foi para escanteio. Mesmo com o melhor momento do Bahia, não foram criados mais lances de perigo. As duas equipes foram para o intervalo em igualdade no placar. Ficou o 0 a 0 no marcador.

Segundo tempo com emoção

Então, o segundo tempo começou com tudo que não tinha tido no primeiro: gol. O Bahia chegou ao ataque com velocidade. Ademir veio pela esquerda em contra-ataque e cruzou para o meio da área. Everaldo livre, de chapa, mandou para o gol, sem chances para Gabriel Grando. Assim, era o primeiro gol do Tricolor Baiano. Naquele momento, o Bahia tinha a vantagem do empate para a segunda partida.

A resposta do Grêmio foi em um chute de João Pedro, que Marcos Felipe pegou em dois tempos. Mas quem quase fez foi o Bahia. Everaldo aproveitou um cruzamento de escanteio. O centroavante se antecipou à defesa do Tricolor Gaúcho e cabeceou bonito. Mas a bola foi por cima do gol. O time da casa teve mais uma chance, aos 28 minutos, com Ademir. O meia chutou de fora da área. A bola ainda desviou na defesa antes de sair.

Foi então que o Grêmio adiantou as linhas e começou a fazer a pressão final em busca do empate. Embora tenha apenas cercado a área, o time treinado por Renato Portaluppi chegou ao empate. Bitello fez grande jogada e tocou para Reinaldo. O lateral cruzou e a bola passou por todo mundo até encontrar Cuiabano, que completou para o gol. Era o empate do Grêmio. Sem tempo para mais nada, a decisão da vaga ficou para a próxima semana.