- João Pedro Galvão, Soteldo, Cristaldo e Reinaldo marcaram
- Atacante venezuelano se destaca e sai aplaudido de campo
- Equipe de Renato Portaluppi se recupera da derrota na estreia
O Grêmio venceu o São José por 4 a 1 na noite desta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Depois de perder na estreia contra o Caxias, a equipe treinada por Renato Portaluppi mostrou bom futebol e deixou praticamente decidido o jogo já no primeiro tempo, quando fez 2 a 0. Assim, para a segunda etapa, mais dois gols e o desconto do adversário no fim.
João Pedro Galvão, Soteldo, Cristaldo e Reinaldo fizeram os gols do Tricolor Gaúcho na noite. Fábio, o goleiro, marcou de pênalti no fim para o São José. O venezuelano brilhou e foi um dos destaques do jogo. Foi dele o passe para o camisa 9 abrir o placar logo aos 11 minutos do primeiro tempo. Minutos depois, o próprio estava dentro da área para fazer o segundo gol. Assim, mostrou que poderá ser útil ao time gaúcho na temporada depois de cair para a segunda divisão com o Santos na temporada passada.
Com a vitória, o Grêmio se recuperou e garantiu os seus primeiros três pontos na competição. O Tricolor ocupa a sexta colocação de 12 times que disputam o torneio. O Juventude lidera o torneio com seis pontos.
Brilho de Soteldo
O primeiro tempo começou com o Grêmio em cima do São José. Depois da primeira rodada não tão boa para o Tricolor Gaúcho, quando perdeu com o Caxias, o técnico Renato Portaluppi colocou o time para frente. Logo no início do jogo, Soteldo já deu o seu cartão de visitas ao finalizar para a boa defesa do goleiro Fábio. Mas o São José não se limitou a esperar o Grêmio em seu campo.
Os adversários foram para cima. Alessandro Vinícius finalizou de cabeça para a bola defesa de Marchesín. O São José se animou no jogo e Kayan levou perigo minutos depois. O Tricolor Gaúcho já não conseguia se impor em casa. Contudo, quando os visitantes eram melhores, o Grêmio abriu o placar. Aos 11 minutos, Soteldo fez a jogada e colocou na cabeça de João Paulo Galvão. O centroavante só desviou para abrir o placar na Arena.
O gol não assustou o São José, que fez Marchesín trabalhar mais uma vez em um chute forte de Nonato. Mas logo depois desse lance, o Grêmio voltou a dominar o jogo. O autor do gol, JP, Galvão quase ampliou aos 24 minutos. Fábio salvou a equipe visitante na tentativa do centroavante. O jogo foi desenrolando e Soteldo começou a aparecer mais uma vez no jogo.
O venezuelano, então, tentou uma finalização na primeira tentativa, Fábio fez grande defesa, Minutos depois, o atacante ex-Santos recebeu dentro da área e finalizou para marcar o segundo gol do jogo, o segundo do Grêmio. O São José ensaiou uma pressão nos últimos minutos da primeira etapa, mas não foi capaz de assustar a defesa do Grêmio.
Grêmio goleia no segundo tempo
O segundo tempo começou com o Grêmio mais tranquilo em relação ao jogo. Diferentemente do primeiro tempo, quando a derrota na estreia fez com que o time ficasse um pouco mais tenso. Então, não demorou muito para o time chegar e pressionar. Assim, logo aos nove minutos, Cristaldo fez mais um para o Grêmio. Soteldo fez a jogada e cruzou, a defesa afastou e Cristaldo finalizou para o gol. Era o terceiro gol do Tricolor Gaúcho.
Depois do terceiro gol, o técnico Renato Portaluppi começou a realizar algumas mudanças. Vale lembrar que o jogo entrou naquele momento de transição. Enquanto o Grêmio mexia para tentar ampliar, mas sem fazer muita força para isso, o São José queria diminuir o placar. Mas nem por isso deixou a defesa aberta. Afinal, a meta era não levar mais gols para não virar goleada.
Contudo, não foi o suficiente. Aos 37 minutos, Reinaldo ampliou e transformou o jogo em goleada. André Henrique fez a jogada e descolou um bom passe para o lateral marcar o quarto gol. A vitória estava sacramentada. Foi então que o time gaúcho passou a tocar a bola para deixar o tempo passar e nesse espaço de tempo, o São José chegou com perigo.
Aos 40 minutos, Samuel arriscou de longe e Marchesín não segurou. No rebote, Renê acabou derrubado pelo goleiro gremista. O árbitro marcou a penalidade máxima. Então, o goleiro Fábio pegou a bola para cobrar e marcou o único gol do São José na partida. Sem mais tempo para nada, o árbitro finalizou o jogo: 4 a 1.