• No adeus de Suárez, Imortal vira o jogo e vence por 3 a 2
  • Uruguaio marca duas vezes, e Galdino anota o outro gol
  • Arias e John Kennedy fazem os gols do Flu no Maracanã

O Grêmio venceu o Fluminense por 3 a 2, de virada, no Maracanã, pela última rodada do Brasileirão 2023. Jhon Arias abriu o placar, cobrando pênalti, mas o Tricolor gaúcho conseguiu a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Luis Suárez e Galdino. Na etapa complementar, o atacante uruguaio marcou mais um, de pênalti com cavadinha. John Kennedy descontou o prejuízo do Flu, mas não evitou a derrota em casa.

Portanto, o Imortal encerrou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão, com 68 pontos, dois a menos que o Palmeiras. Por sua vez, o Fluminense ficou em sétimo, com 56.

Suárez ainda não havia marcado no Maracanã e brilhou na sua última partida pelo Grêmio. O astro uruguaio, portanto, fechou sua passagem no clube gaúcho com 29 gols, 17 assistências e 54 partidas disputadas. Este, aliás, foi o jogo de número 800 do Pistolero por clubes na carreira, alcançando a marca de 489 gols no total.

Por outro lado, o Fluminense deu um até breve ao torcedor com a terceira derrota em casa na temporada. Agora, o foco do Tricolor das Laranjeiras vai todo pra o Mundial de Clubes. Isso porque a delegação do Flu viaja na próxima terça-feira, dia 12 de dezembro, para a Arábia Saudita, país-sede do torneio. A equipe de Fernando Diniz estreia no dia 18, mas ainda espera o seu adversário na semifinal.

Confira como foi o jogo

Com a bola rolando, o primeiro tempo foi animado. O Grêmio tentou com Suárez logo no início, mas bateu por cima da trave. Pelo lado do Fluminense, Cano finalizou para a defesa de Caíque, e Marcelo pegou de voleio para fora. Aos 31 minutos, o time carioca teve um pênalti a seu favor. Martinelli tentou driblar Rodrigo Ely, mas o jogador gremista tocou com o braço na bola dentro da área. Arias bateu bem e fez 1 a 0 no placar. O atacante colombiano quase marcou de novo cinco minutos depois, mas bateu para fora.

O Grêmio, então, virou o jogo com gols em sequência. Aos 42 minutos, Villasanti deu passe em profundidade para Suárez, que avançou em velocidade, driblou Fábio e deixou tudo igual. Dois minutos, depois saiu o gol da virada. Luisito dominou na esquerda e cruzou para Carballo. Felipe Melo desarmou o volante, mas Galdino aproveitou a sobra, puxou o pé esquerdo e bateu colocado no canto direito de Fábio para fazer 2 a 1.

Na etapa final, o time de Renato Portaluppi voltou buscando o ataque e quase fez o terceiro com Pepê, que bateu colocado para fora. Aos 15 minutos, em jogada de Suárez, Guga acabou fazendo pênalti em cima de Ferreira. Na bola, o uruguaio bateu com cavadinha e anotou 3 a 1 no placar.

Depois disso, o Fluminense resolveu correr atrás do prejuízo, e Cano quase marcou de cabeça. Cristaldo, por outro lado, parou na defesa de Fábio e perdeu a chance de marcar o quarto gol. Contudo, aos 35 minutos, o Tricolor carioca diminuiu. John Kennedy dominou a bola na entrada da área, driblou Reinaldo, tirou Kannemann e Rodrigo Ely da jogada e bateu de canhota para fazer 3 a 2. Na última jogada, aos 54, Lima arriscou o chute de longe em busca do empate, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.