• Time gaúcho avança em segundo no Grupo C e enfrentará o Fluminense
  • Tricolor sai na frente com Cristaldo, mas leva gol nos minutos finais: 1 a 1
  • Duelo no Couto Pereira reúne 32,5 mil torcedores na noite deste sábado

O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Estudiantes, na noite deste sábado, no Couto Pereira, em Curitiba, no último jogo da fase de grupos da Libertadores. Cristaldo inaugurou o marcador no começo do segundo, após assistências de Diego Costa. Porém, a lesão do centroavante acabou reduzindo o ímpeto da equipe gaúcha. Já eliminado, o time argentino mostrou raça e marcou o gol de empate com Méndez, aos 37, em cobrança de escanteio.

Com o resultado, então, o Grêmio terá pela frente o Fluminense nas oitavas de final, com a primeira partida com mando do clube gaúcho. O jogo deve ser no Couto Pereira, mas não está confirmado ainda. A segunda partida será disputada no Maracanã. Os confrontos estão marcados para as semanas de 14 e 21 de agosto. O The Strongest avança na liderança e enfrentará o Peñarol, com a decisão na Bolívia. O Huachipato vai para os playoffs da Sul-Americana, enquanto o Estudiantes ficou em último no grupo.

Quem avançar do confronto entre Fluminense e Grêmio poderá enfrentar o Atlético-MG nas quartas. Todos os argentinos estão desse lado da chave: o San Lorenzo, que pega o Galo, e o clássico River Plate x Talleres.

Veja os confrontos de oitavas de final:

  • San Lorenzo x Atlético-MG
  • Nacional-URU x São Paulo
  • Flamengo x Bolívar
  • Colo-Colo x Junior Barranquilla
  • Talleres x River Plate
  • Peñarol x The Strongest
  • Botafogo x Palmeiras
  • Grêmio x Fluminense

Times à esquerda, portanto, fazem o primeiro jogo em casa.

Como foi o jogo

Em primeiro tempo disputado, com os dois times lutando por espaço no campo. Logo no começo do jogo, o Estudiantes reclamou de um pênalti de Rodrigo Ely em cima de Javier Correa, que não foi marcado pela arbitragem. Depois disso, foram poucas as jogadas de perigo de ambos os lados.

Os argentinos assustaram em finalização de Piatti, que Marchesín defendeu, e em falta de Javier Correa para fora. O Tricolor, por sua vez, chegou em chute por cima de Pavon.

Na segunda etapa, o Grêmio inaugurou o marcador logo aos 3 minutos. Diego Costa tocou no meio para Cristaldo, que entrou na área e finalizou rasteiro. A bola desviou no pé esquerdo de Mansilla e entrou no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0.

Depois de levar o gol, o Estudiantes criou oportunidades, em batida sem ângulo de Javier Correa e no chute cruzado de Cetré. A reposta gremista veio na finalização de fora da área de JP Galvão, que Mansilla pegou.

Contudo, o time argentino reagiu após as mexidas e acertou o travessão com Zapiola. Aos 37 minutos, então, o Estudiantes arrancou o empate em Curitiba. Sosa bateu escanteio aberto pela direita, e Mauro Méndez cabeceou para o fundo da rede na segunda trave: 1 a 1.

Portanto, o Grêmio volta a campo na quinta-feira, dia 13 de junho, diante do Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileirão.