• Thiago Galhardo marca no primeiro tempo em cobrança de pênalti
  • Luis Suárez deixa tudo igual na etapa final; Cristaldo perde pênalti
  • Grêmio vira vice-líder provisoriamente. Fortaleza segue em sexto

Em jogo disputado, Fortaleza e Grêmio empataram em 1 a 1, na Arena Castelão, neste sábado, pela 25ª rodada do Brasileirão. Thiago Galhardo abriu o placar, de pênalti, enquanto Cristaldo desperdiçou uma cobrança para o time gaúcho no fim do primeiro tempo. Luis Suárez deixou tudo igual na etapa complementar e levou um ponto para Porto Alegre.

Com o resultado, o Grêmio virou momentaneamente o vice-líder do Brasileirão, com 44 pontos. O Fortaleza, por sua vez, ficou com 39 pontos, brigando para chegar ao G-6 do Campeonato Brasileiro.

Galhardo marca, e Cristaldo perde pênalti

No primeiro tempo, o Fortaleza se impôs em campo e jogou em alta intensidade. Ainda assim, a primeira chegada foi de Luis Suárez, em cobrança de falta que acertou a trave. A resposta veio em seguida, com chute de Lucas Crispim por cima da trave. Dominando a partida, o Leão do Pici acumulou oportunidades perdidas, com Pikachu, Thiago Galhardo e Sasha.

No entanto, o time do técnico Vojvoda abriu o placar em pênalti marcado após bloqueio de Reinaldo com o braço na área. Thiago Galhardo, aos 43 minutos, bateu no alto, com categoria, para fazer 1 a 0 no Castelão. Por outro lado, o Grêmio tentou responder e criou as melhores chances com Luis Suárez. Afinal, o uruguaio botou uma falta na trave ainda no começo do jogo.

Nos acréscimos, o Tricolor gaúcho teve a oportunidade para empatar. Aos 47, Cristaldo recebeu a bola na área, tomou uma chegada na disputa de bola e caiu. O árbitro confirmou o pênalti após revisão no VAR. Na cobrança, porém, o próprio Cristaldo foi para a bola, mas escorregou no gramado e isolou, batendo quase um tiro de meta.

Suárez marca e garante o empate

Na segunda etapa, o jogou seguiu agitado. O Fortaleza teve um lance de perigo no chute de Machuca, aos 12 minutos. Buscando o empate, o técnico Renato Portaluppi mexeu no time do Grêmio e colocou Lucas Besozzi e Ronaldo. Poucos minutos depois, conseguiu assustar. Reinaldo dominou e cruzou na área para Ronald, que cabeceou para fora. Depois disso, Besozzi arriscou e obrigou Fernando Miguel a defender.

Porém, na chance que teve, Suárez recebeu assistência de Reinaldo dentro da área e pegou de primeira por baixo das pernas do goleiro do Fortaleza: 1 a 1. Aos 43, o atacante uruguaio quase arrancou a virada. Ele recebeu na área e bateu de primeira na rede pelo lado de fora.

Aos 46 minutos, porém, o Fortaleza ainda teve uma última chance. Pochettino abriu para Escobar, que fez o cruzamento. A bola, então, deu um leve desvio na defesa do Grêmio e Calebe mandou de cabeça para fora dentro da pequena área. Oportunidade incrível perdida pelo time da casa.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Grêmio fará o clássico com o Internacional no Beira-Rio, enquanto o Fortaleza recebe o América-MG. Antes disso, porém, o Leão do Pici tem decisão contra o Corinthians, no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-americana, valendo vaga na final. Na Neo Química Arena, em São Paulo, a partida terminou empatada em 1 a 1.