• Cristaldo e Gustavo Martins marcaram na vitória gremista
  • Gol da vitória saiu nos últimos lances da partida em Salvador
  • Grêmio chegou aos 26 pontos e está a quatro do líder Bota

O Grêmio venceu o Bahia por 2 a 1 na noite deste sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em uma partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo muito movimentado, os dois times buscaram o gol durante os 90 minutos. Na segunda etapa, entretanto, o Tricolor Gaúcho foi mais efetivo e conseguiu marcar nos acréscimos para garantir os três pontos.

Cristaldo abriu o placar, mas Kayky empatou ainda no primeiro tempo. Gustavo Martins fez o gol da vitória nos acréscimos. Com os três pontos, o Tricolor Gaúcho chegou aos 26 pontos. Portanto, na vice-liderança do Brasileirão e a quatro pontos do Botafogo, que tem 30. Agora o time treinado por Renato Portaluppi encara o Bahia novamente no meio de semana. Os times começam a disputar uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

Primeiro tempo equilibrado

O primeiro tempo começou movimentado na Arena Fonte Nova. As duas equipes com objetivos diferentes no campeonato, mas com o mesmo dentro de campo: o gol. Quem primeiro chegou com perigo foi a equipe treinada por Renato Portaluppi. Bitello de dentro da área vacilou na hora da finalização. O Bahia respondeu minutos depois com Kayky, que mandou por cima do gol de Gabriel Grando.

Foi quando aos oito minutos, o Grêmio abriu o placar em Salvador. Kannemann tomou a bola e acionou o ataque. Suárez lançou para Villasanti na área. O paraguaio ajeitou de peito e a bola chegou em Cristaldo, que bateu para estufar as redes. O Bahia tentou o empate logo depois, com Vinicius Mingotti, mas Grando fez boa defesa. Cauly foi outro que teve chance e levou perigo ao gol do Grêmio.

Entretanto, o gol só saiu mesmo depois de um lançamento de Thaciano, que pegou Vinicius Mingotti de frente para o gol de Gabriel Grando. Ele passou pelo goleiro e chutou, Kannemann tentou tirar, mas Kayky completou para as redes. A arbitragem deu gol para Mingotti, mas logo depois mudou para Kayky. O jogo seguiu movimentado, mas as duas equipes foram iguais para o intervalo.

Grêmio insiste no segundo tempo

O segundo tempo foi movimentado como o primeiro, mas com o Grêmio muito mais insistente para conseguir desempatar a partida. O Bahia teve mais dificuldades de manter o nível da primeira etapa. Isso porque os principais jogadores do time baiano no confronto, Thaciano e Cauly caíram de produção deixando o time sem muito poder no ataque.

Aos 15 minutos, o Grêmio chegou ao segundo gol, com Suárez, mas o VAR assinalou jogada irregular por impedimento. Ou seja, o gol foi anulado. O Bahia se animou com o lance e chegou em duas oportunidades com chances de marcar, mas Gabriel Grando estava em uma boa noite em Salvador. Foi então que o Tricolor Gaúcho passou a dominar a partida de vez e o Bahia pouco se viu depois dos 20 minutos.

O caminho do ataque gremista era pelo lado esquerdo. João Pedro, Vina e Villasanti finalizaram ao gol do Bahia com jogadas iniciadas por aquele lado. No fim do jogo, o Bahia teve uma boa chance com Cauly, mas quem marcou mesmo foi o Grêmio. Em mais uma jogada pela esquerda, Gabriel Martins aproveitou o cruzamento e marcou o gol gremista, o da vitória. Não houve mais chance de reação.