- Grêmio sai perdendo, mas empata e leva a vaga nos pênaltis
- Everaldo e Villasanti fizeram os gols do jogo na Arena do Grêmio
- Tricolor Gaúcho aguarda resultado de Athletico e Flamengo
O Grêmio passou sufoco, mas superou o Bahia e vai jogar as semifinais da Copa do Brasil de 2023. Depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal, a estrela do goleiro Gabriel Grando brilhou e o Tricolor Gaúcho passou para a próxima fase da competição, em partida válida pela volta das quartas, na Arena, em Porto Alegre. Em uma partida que começou com atraso por conta das fortes chuvas que caíram na capital do Rio Grande do Sul, o time treinado por Renato Portaluppi soube sair de uma situação complicada para avançar.
Everaldo marcou o primeiro gol do jogo para o Bahia. O gol, nos acréscimos do primeiro tempo, veio após um pênalti que Cristaldo desperdiçou. Ou melhor, Marcos Felipe, um dos destaques do jogo, defendeu. O empate só veio na segunda etapa, com Villasanti. Nas penalidades máximas, brilhou a estrela de Gabriel Grando, que pegou duas cobranças. Agora o Grêmio aguarda o classificado de Athletico e Flamengo para conhecer o seu adversário.
Pênalti e golaço
O primeiro tempo começou disputado, com as duas equipes brigando para dominar a bola no gramado encharcado pelas fortes chuvas que caíram em Porto Alegre. Acostumado com o gramado pesado de sua arena, o Grêmio teve as duas primeiras chances antes dos cinco minutos. A primeira com Reinaldo, que chutou cruzado para fora. Logo depois, Marcos Felipe fez boa interceptação de um cruzamento da direita.
O Grêmio seguiu pressionando e começou a levar vantagem na maioria das disputas de bola. Foi então que as chances começaram a vir pelo alto. Bruno Alves quase abriu o placar em uma cobrança de escanteio pela esquerda. O defensor errou a cabeçada na pequena área. Minutos depois, em mais uma cobrança, Carballo acertou de cabeça, mas Marcos Felipe fez grande defesa evitando o gol do Tricolor Gaúcho.
O Bahia só foi assustar aos 15 minutos. Kayky fez boa jogada individual e finalizou de fora da área, mas passou muito longe do gol de Gabriel Grando. Os minutos foram passando e a equipe baiana, de forma esporádica, tentava chegar na base dos chutões. Em um desses lances, a bola chegou em Ademir, que cruzou para Everaldo. O centroavante chutou livre na área, mas a bola bateu na defesa.
Os principais lances do jogo até então saíram na parte final. Acevedo colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Cristaldo cobrou forte, mas Marcos Felipe fez a defesa. Nos acréscimos, no último ataque, Everaldo pegou a bola pelo lado esquerdo. O centroavante puxou para o meio e chutou no ângulo de Grando. Era o gol do Bahia, que levou a vantagem para o intervalo.
Empate e muito desperdício
Precisando do resultado, o Grêmio começou tomando conta das ações ofensivas no início do jogo. Apesar disso, a primeira chance demorou a acontecer. Bitello, aos sete minutos, chutou cruzado da entrada da área. A bola iria para fora, mas Marcos Felipe foi na bola e colocou para escanteio. Na resposta, Cauly tentou o chute de longe, mas a bola foi tranquila para a defesa de Gabriel Grando.
O Tricolor Gaúcho adiantou as linhas e começou a acelerar o jogo. O Bahia ficou encurralado por alguns minutos. Nesse período, Suárez recebeu lançamento longo, viu Marcos Felipe adiantado e cabeceou por cima. O goleiro do time baiano espalmou para escanteio. Na cobrança de escanteio, Marcos Felipe fez outra grande defesa em outro lance de cabeça. O goleiro estava se transformando no herói da classificação.
A falta do gol do time da casa deixou o Bahia animado para armar os contra-ataques. Na primeira chance, em finalização de Ademir, foi a vez de Gabriel Grando fazer grande defesa e colocar para escanteio. Na cobrança, mais uma finalização, desta vez, para fora. Foi então que Ferreirinha partiu para cima de Cicinho pela direita. O atacante cruzou e Villasanti chutou livre para empatar o jogo. Era o gol do Grêmio.
O Grêmio por muito pouco não virou o jogo com Vina. Depois de um cruzamento, a bola sobrou para o meia, que chutou por cima do gol. A pressão do Grêmio revezava com os bons contra-ataques do Bahia. O Tricolor de Aço colocou duas bolas no travessão. A primeira, em um chute de Lucas Mugni. Minutos depois foi a vez de Ademir. O Grêmio escapou por muito pouco. Assim, a decisão da vaga foi para a decisão por pênaltis.
Grando brilha e Grêmio passa
Reinaldo foi o primeiro a cobrar para o Grêmio. Marcos Felipe ainda tocou na bola, mas ela entrou. Cauly abriu para o Bahia. Ele cobrou deslocando o Grando, a bola bateu na trave e foi para o gol. Ferreira cobrou o segundo do time da casa e marcou. Autor do gol do Bahia, Everaldo cobrou o seu. E fez, igualando a série. Bruno Alves partiu para a terceira cobrança do Tricolor Gaúcho. Cobrou mal e a bola foi no travessão.
Então, Cicinho tinha a chance de colocar o time baiano à frente, mas Gabriel Grando pegou. Na quarta cobrança, Villasanti colocou o Grêrmio à frente novamente. Acevedo teve a chance de empatar, mas cobrou para fora. Com a bola do jogo, Bitello desperdiçou. Yago Felipe foi lá e deixou tudo igual. Pelo Grêmio, André colocou o time da casa à frente. Foi então que Gabriel Xavier foi para a cobrança e Gabriel Grando pegou. Grêmio na semifinal.