• Soteldo faz o gol do jogo na Arena Condá com gramado prejudicado pela chuva
  • Com a vitória, o Tricolor gaúcho deixa a zona de rebaixamento após 11 rodadas
  • Philippe Coutinho entra de titular no time cruz-maltino e joga por 45 minutos

O Grêmio derrotou o Vasco por 1 a 0, na noite deste domingo, em um gramado com muita lama e poças na Arena Condá. Soteldo marcou no segundo tempo o gol do triunfo gremista em Chapecó-SC, que tirou o time do Z4 do Brasileirão após 11 rodadas. Philippe Coutinho começou o jogo como titular e atuou por 45 minutos com a camisa cruz-maltina.

Com o resultado, portanto, o Grêmio chegou aos 18 pontos e deixou a zona de rebaixamento, ficando como 16º colocado. Por sua vez, o Vasco permaneceu com os 23 pontos, no 11º lugar na tabela de classificação.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, a qualidade do jogo ficou comprometida pela péssima condição do gramado da Arena Condá. Por conta da forte chuva no interior catarinense, poças e áreas com lama apareceram e dificultaram a vida dos dois times. Afinal, houve demora de se adaptar e trocar passes em campo. Empurrado pela torcida, o Grêmio criou duas chances perigosas, com Soteldo e Cristaldo.

Do lado vascaíno, Philippe Coutinho foi o principal nome e finalizou de fora da área para boa defesa do goleiro Marchesín. O lance de maior perigo do Vasco, aliás, aconteceu em uma bola aérea. Vegetti fugiu da marcação na área e mandou de cabeça no pé da trave.

No rebote, David chutou em cima da zaga gremista. Soteldo ainda criou duas vezes pela direita. Na segunda, aliás, Cristaldo chutou duas vezes e parou em Maicon e no goleiro Léo Jardim. Nada de gols nos 45 minutos iniciais.

Na segunda etapa, o Vasco voltou com Payet no lugar de Coutinho. Aliás, o meia francês assustou em finalização de longe, mas o Grêmio se manteve melhor. Cristaldo, Reinaldo e Pavón finalizaram com perigo na meta cruz-maltina. O Tricolor, contudo, não demorou a inaugurar o marcador em Chapecó.

Aos 12 minutos, Soteldo foi lançado em velocidade pela esquerda, dominou na área e finalizou rasteiro e colocado para vencer Léo Jardim e fazer 1 a 0. Depois do gol, o time gaúcho passou a ter uma postura mais reativa e deixou o Vasco ter a posse de bola. Mesmo assim, o time cruz-maltino pouco produziu no ataque. Explorando os cruzamentos na área, a equipe carioca não superou o sistema defensivo do Tricolor e amargou a derrota fora de casa.

Próximos jogos

No meio de semana, as duas equipes voltas suas atenções para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira (dia 31 de agosto), o Grêmio visita o Corinthians, na Neo Química Arena. Já o Vasco vai encarar o Atlético-GO, também fora de casa. Pelo Brasileirão, o time gaúcho encara o Athletico-PR no domingo (4 de agosto), e o Vasco terá o Bragantino no sábado (dia 3).