• Villasanti e Bitello fizeram os gols da partida
  • Equipe de Renato Portaluppi agora tem a vantagem
  • Próximo confronto será no dia 27, em Porto Alegre

O Grêmio venceu o ABC por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no Frasqueirão, em Natal, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Em uma partida onde o Tricolor Gaúcho esteve abaixo no primeiro tempo e deslanchou no segundo, a equipe treinada por Renato Portaluppi garantiu a vantagem para o duelo de volta na Arena, no próximo dia 27. Então, mesmo jogando em casa, o Grêmio poderá perder por até dois gols de diferença.

Villasanti e Bitello fizeram os gols da partida, já na parte final do confronto. Os gols foram os responsáveis por derrubar uma invencibilidade de 31 jogos como mandante. Os alvinegros, então, jogam na partida de volta precisando de dois gols para levar a decisão da vaga para as penalidades máximas.

Primeiro tempo morno

O Grêmio deixou muito a desejar na primeira etapa. Isso porque o técnico Renato Gaúcho não contou com o seu principal atacante, o uruguaio Luis Suárez. Ou seja, o treinador surpreendeu e escalou o time com três zagueiros, o que acabou não funcionando. Então, o primeiro lance de perigo só saiu aos 29 minutos, mas pelo lado do ABC. Felipe Garcia recebeu na entrada da área e chutou forte para a defesa de Adriel.

O Tricolor Gaúcho tinha dificuldades em passar pela forte marcação da equipe nordestina e chegava com muito pouco ímpeto ao gol de Simão. O ABC, no ataque, ainda reclamou de um pênalti não marcado. Depois de um cruzamento pela esquerda, a bola resvalou no braço de Kannemann. Nem o árbitro, nem mesmo o VAR se manifestaram em relação ao lance.

Assim, antes de terminar a primeira etapa, Felipe Garcia ainda mandou uma bola no travessão de Adriel. Léo Ceará ainda tentou pegar o rebote, mas a defesa do Grêmio afastou. Então, as duas equipes foram para o intervalo com o 0 a 0 no placar.

Segundo tempo esquentou no fim

O segundo tempo começou conforme o primeiro: com as duas equipes criando bem pouco. A diferença foi na estratégia das duas equipes. Enquanto o ABC se lançou ao ataque, os gremistas ficaram no campo defensivo par buscar uma transição rápida, principalmente pelas pontas. Mas as equipes estavam pouco inspiradas na noite desta quinta-feira.

Então, os minutos foram passando e o Grêmio passou a assustar mais a equipe do Nordeste. Os contra-ataques ficaram mais constantes. Outro fator importante que ocorreu com o time da casa: como o gramado do Frasqueirão é alto, os jogadores passaram a não corresponder sob o aspecto físico. O Grêmio, então, mostrou ter mais gás para seguir.

Portanto, a partir dos 30, Villanti fez a jogada e passou para Vina. O meia ex-Ceará invadiu a área e cruzou de volta para Villasanti, que tocou de cabeça para as redes. Era o primeiro gol do jogo. Cinco minutos depois, foi a vez de Bitello receber pelo lado esquerdo, ajeitar o corpo e chutar no ângulo de Simão. 2 a 0 para os gaúchos e uma ótima vantagem para o jogo de volta.