• Campinense não foi adversário para o Grêmio
  • Cristaldo e Ferreirinha marcaram os gols
  • Grêmio conquistou a Copa do Brasil cinco vezes

O Grêmio não encontrou dificuldades para vencer o Campinense, da Paraíba, por 2 a 0 na noite desta quarta-feira no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. O Tricolor Gaúcho controlou bem a partida e administrou o gol marcado por Cristaldo ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Ferreirinha decretou a classificação da equipe gaúcha à próxima fase. Vale lembrar que o Grêmio conquistou a competição em cinco oportunidades (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016).

O primeiro tempo começou com o Grêmio em cima do Campinense. A Raposa não teve nem tempo de sentir o jogo. A equipe paraibana já viu que seria complicado segurar o ataque gremista na partida desta quarta-feira. Logo aos três minutos, Suárez teve a primeira chance, mas parou no goleiro Otávio Passos.

Assim se seguiu a primeira etapa, Tricolor Gaúcho pressionando e o time de Campina Grande se segurando em Otávio. Pepê teve outra chance e o goleiro do Rubro-Negro fez grande defesa novamente. Aos 24 minutos, mais uma vez ele estava lá. Na ocasião, Kannemann cabeceou na pequena área para o goleiro evitar o gol.

Contudo, a pressão logo virou gol. Em uma tabela entre Cristaldo e Suárez, o meia recebeu de calcanhar do uruguaio e bateu firme para abrir o placar no Estádio Mané Garrincha. Apesar de chegar algumas vezes com escanteios, o Campinense pouco assustou. Antes do intervalo, Otávio salvou mais um lance que seria gol do time do Sul.

Segunda etapa também controlada

O Grêmio seguiu controlando a partida, mesmo com a vantagem no placar. Entretanto, acabou relaxando na marcação e permitiu a primeira chegada do Campinense, com Mauri. A bola passou raspando na trave de Adriel e assustou a defesa do Grêmio. O Tricolor Gaúcho pouco se assustou com a chance criada pelo Campinense. Isso foi demonstrado nos lances seguintes.

O domínio era amplo, mas a pressão não existia. Ou seja, controlava as ações, ficava com a bola, mas não agredia o Campinense, que também não tinha forças para ir para cima do Grêmio no Mané Garrincha. Contudo, esse relaxamento fazia com que o Rubro-Negro da Paraíba tentasse umas escapadas. Desta vez, Thiaguinho tentou, mas a bola foi para fora.

Foi então que na parte final da partida, no momento em que o Grêmio acelerou mais o jogo, veio o segundo gol. Kannemann deu um ótimo lançamento para o atacante Ferreirinha. Este dominou bonito, tirou dois marcadores e finalizou para o gol. O tento do camisa 10 sacramentou a classificação do Grêmio para a próxima fase da competição nacional. Agora o Grêmio se prepara para encarar o rival Internacional pelo Campeonato Gaúcho neste domingo, na Arena.