- Com um a menos, Tricolor se supera e faz 1 a 0 em La Plata
- Nathan Fernandes marca o gol da primeira vitória gremista
- Resultado melhora a situação da equipe gaúcha no Grupo C
Depois de sofrer duas derrotas nas primeiras rodadas, o Grêmio venceu o Estudiantes por 1 a 0, na noite desta terça-feira, em La Plata, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores. Nathan Fernandez garantiu a vitória no Estádio Uno, em contra-ataque aos 30 minutos do segundo tempo. Dez minutos antes, o Tricolor havia ficado com um jogador a menos por causa da expulsão de Villasanti.
Com a vitória, então, o Grêmio somou os seus primeiros três pontos no Grupo C da Libertadores. O Estudiantes, por sua vez, ficou com quatro, mas perdeu a liderança para o Huachipato, que tem a mesma pontuação. Os chilenos, aliás, ainda jogam com o The Strongest, nesta quinta, em casa.
O Grêmio volta a campo no sábado, às 21h, na Arena Fonte Nova. Já o Estudiantes vai encarar o Boca Juniors, na terça que vem, pela semifinal da Copa da Liga Argentina. Pela Libertadores, o time gaúcho pega o Huachipato, no dia 8 de maio, no Chile, e os argentino vão a La Paz enfrentar o The Strongest no dia seguinte.
Como foi o jogo
O primeiro tempo em La Plata foi de muita disputa por espaço e poucas oportunidades criadas pelas duas equipes. Aliás, Estudiantes e Grêmio abusaram das finalizações de fora da área. A equipe argentina assustou primeiro, em chute de longe de Romero, ainda no começo da partida.
Pelo lado do Tricolor, então, Cristaldo chutou fraco para a defesa do goleiro Mansilla. Depois, Javier Correa respondeu para os mandantes, mas finalizou por cima da meta gremista. A principal chance criada pelo time de Renato Portaluppi aconteceu após o passe de JP Galvão para Soteldo. Porém, Romero acompanhou na cobertura e fez o corte antes de o venezuelano chutar.
O prejuízo gremista ficou por conta do zagueiro Pedro Geromel, que sentiu dores no ombro esquerdo. Por isso, ele precisou ser substituído por Rodrigo Ely, aos 33 minutos de jogo.
As emoções ficaram para a segunda etapa. Primeiramente, o Estudiantes chegou em finalização de Correa, que Marchesín defendeu. Por sua vez, o Tricolor respondeu em finalização de Cristaldo de fora da área, que exigiu a intervenção de Mansilla. Aos 13 minutos, então, Cristaldo pegou de voleio de dentro da área, e a bola explodiu no travessão.
A situação do Grêmio ficou complicada aos 20 minutos, quando Villasanti recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Contudo, as mexidas de Renato surtiram efeito, e o Imortal inaugurou o marcador em contragolpe fatal.
Aos 30, Nathan Fernandes carregou a bola e acionou Gustavo Nunes na esquerda. Ele encarou a marcação de Romero e cruzou. Então, Nathan Fernandes apareceu na pequena área para completar no gol: 1 a 0.
Atrás no placar, Estudiantes se lançou ao ataque, pressionou e teve um gol anulado de Carrillo por impedimento ajustado na reta final. O Grêmio segurou a vitória com um a menos e se manteve vivo na Libertadores.