- Na Arena, Tricolor ganha por 3 a 2 e se distancia do Z4
- Tite poupa jogadores do Fla, pensando na Libertadores
- Equipe carioca fica mais longe da disputa pelo Brasileiro
O Grêmio teve trabalho, mas venceu o time reserva do Flamengo por 3 a 2, na Arena, em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão. Os gols do Tricolor foram marcados por Cristaldo, Braithwaite e Diego Costa, e o Rubro-Negro, que poupou os titulares, descontou com os jovens Matheus Gonçalves e Felipe Teresa.
O Imortal, aliás, deixou o time carioca jogar na maior parte da partida, mas mostrou eficiência para aproveitar as chances que teve. Além disso, contou com uma polêmica expulsão do centroavante Carlinhos, no segundo tempo, por falta em Kannemann em lance sem bola. Revoltado com o cartão vermelho direto, o jogador deu um soco na cabine do VAR ao deixar o gramado.
Com o resultado, então, o Grêmio deu um respiro em relação à zona de rebaixamento, ficando com 31 pontos, na 12ª posição. Já o Flamengo permaneceu em quarto, com 45 pontos, e se afastou ainda mais do grupo que briga pelo título (Botafogo, Palmeiras e Fortaleza).
No meio de semana, o Flamengo tem o duelo de volta de quartas de final de Libertadores, contra o Peñarol, no Uruguai, enquanto o Grêmio faz jogo atrasado contra o Criciúma, pelo Brasileirão.
Como foi o primeiro tempo
No primeiro tempo, o jogo foi disputado em ritmo acelerado, com as duas equipes tentando pressionar no ataque e finalizando com perigo. O Flamengo teve maior presença ofensiva, mas em chances reais os times se equipararam. O Grêmio, aliás, abriu o placar aos 11 minutos. João Pedro retomou a bola no ataque ganhando lance de corpo, chegou na meia-lua e ajeitou para Cristaldo encher o pé. O meia mandou uma finalização cruzada rasteiro e acertou a bochecha da rede de Matheus Cunha: 1 a 0.
O Rubro-Negro, contudo, empatou o jogo aos 24. Alcaraz achou ótimo passe para Matheus Gonçalves nas costas de Reinaldo pela direita e o garoto acelerou pegando o lateral no mano a mano no bico da área. Ele cortou para o meio e chutou cruzado, mandando uma curva na bola, no cantinho direito do goleiro gremista: 1 a 1. Depois disso ainda teve bola na trave de João Pedro e Carlinhos perdendo ótima chance de frente para Marchesín.
Como foi o segundo tempo
Na volta do intervalo, o Flamengo começou melhor, mas não marcou e viu o Grêmio retomar a vantagem. Aos 9 minutos, Reinaldo infiltrou pela esquerda, chegou no bico da pequena área e finalizou. O desvio atrapalhou Matheus Cunha e o rebote caiu nos pés de Braithwaite, que se assustou com a sobre e fez o gol na sorte: 2 a 1.
No minuto seguinte, Carlinhos caiu na pilha de Kannemann, atingiu o rosto do zagueiro em disputa fora do lance de jogo e acabou sendo expulso, complicando a situação do time carioca. Com mais espaço em campo, o Tricolor ampliou aos 37 minutos. Edenilson recebeu livre no fundo pela direita, ajeitou, olhou para dentro da área e mandou o cruzamento na cabeça de Diego Costa, livre entre os zagueiro, para cabecear firme: 3 a 1.
Aos 44, então, o Flamengo diminuiu o prejuízo. Evertton fez grande jogada infiltrando, dividiu com o goleiro e gerou o rebote. Felipe Teresa apareceu entre os zagueiros para cabecear e empurrar a bola para o gol vazio: 3 a 2. Na última tentativa dos cariocas, Walace Yan recebeu de Matheus Gonçalves na direita, buscou o fundo e bateu firme, mas mandou pela linha de fundo.