• Imoral sai atrás no placar e busca o 2 a 1 na etapa final
  • Morelli abre o placar, mas Ferreira e Cristaldo marcam
  • Com derrota em Porto Alegre, Esmeraldino é rebaixado

O Grêmio derrotou o Goiás por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira, na Arena, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Brasileirão. Morelli colocou o Esmeraldino em vantagem no primeiro tempo, mas Ferreira e Cristaldo marcaram na etapa final, no intervalo de seis minutos, e viraram o marcador. O time gaúcho seguiu na cola dos primeiros colocados, enquanto os goianos foram rebaixados.

Com o resultado, o Tricolor chegou aos 62 pontos e garantiu a sua vaga na Conmebol Libertadores de 2024. Agora, o Imortal tenta entrar no G4 e conquistar uma vaga direta na fase de grupos. O time gaúcho está um ponto atrás de Flamengo, Atlético-MG e Botafogo. A diferença para o líder Palmeiras, no entanto, ainda é de quatro pontos, restando duas rodadas para o fim do Brasileirão. O Goiás, por outro lado, caiu para a Série B pela quarta vez desde a era dos pontos corridos.

Goiás larga em vantagem na etapa inicial

Na Arena, o Grêmio começou melhor e chegou perigo nos primeiro cinco minutos. Aos poucos, porém, a equipe tricolor passou a errar passes no setor ofensivo e viu o Goiás crescer ligeiramente na partida. O time visitante foi gostando da partida e conseguiu abrir o placar na sua única oportunidade, aos 27 minutos.

Na jogada, Bruno Melo deu lançamento longo, Palacios desviou de cabeça, e Morelli acelerou para ganhar da marcação. Com frieza, o meia tocou na saída de Caíque: 1 a 0 para o Esmeraldino. Os goianos quase fizeram o segundo com Palacios em novo contra-ataque. Vinicius tocou de calcanhar para o atacante do Verdão, que bateu para o goleiro gremista fazer boa defesa.

Irritado com o desempenho de sua equipe, o técnico Renato Portaluppi trocou Everton Galdino por Ferreira ainda aos 34 minutos. Ainda assim, o time gaúcho continuou tendo dificuldades para criar jogadas até o final da primeira etapa da partida. O time até chegou após os 40 minutos, com Reinaldo e Villasanti, mas sem tanto perigo.

Grêmio volta melhor e consegue a virada

O Grêmio, portanto, voltou do intervalo com mais duas mexidas (Pepê e Gustavo Martins), mas seguiu jogando de forma apática nos primeiros minutos. Além disso, o Goiás perdeu chances com Morelli, Oyama e Vinicius. Aliás, Caíque evitou os gols com grandes defesas. No entanto, o Tricolor chegou ao empate logo aos 5 minutos. Luis Suárez recebeu a bola dentro da área e acionou Ferreira com passe de primeira. Então, o camisa 10 ajeitou no peito, cortou Lucas Halter e soltou uma pancada para fazer 1 a 1.

Pouco tempo depois, aos 12 minutos, o time da casa conseguiu a virada. Depois da bola rebatida pelo alto, Bruno Melo afastou mal e deixou a bola com Cristaldo. Então, o meia-atacante argentino chutou de primeira no canto, sem deixar quicar, tirando qualquer chance de defesa para Tadeu: 2 a 1 para o Grêmio.

Empurrado pela torcida, o Imortal seguiu no ataque. Aos 23 minutos, Suárez tocou para Nathan Fernandes, que cortou o marcador e chutou para ampliar, mas Tadeu defendeu. Depois disso, o centroavante uruguaio teve quatro oportunidades, mas o goleiro do Goiás levou a melhor e evitou que o camisa 9 fizesse o gol em seu penúltimo jogo na casa tricolor.

Os times voltam a campo no próximo domingo, pela 37ª rodada do Brasileirão. O Grêmio, então, receberá o Vasco, na Arena. O Goiás, por outro lado, visita o Fortaleza, no Castelão. Os dois confrontos acontecem às 18h30 (de Brasília).

– Mais uma vez garantimos o Grêmio na Libertadores, no momento a ‘pré’, mas temos mais dois jogos, ainda temos chance de brigar pelo título, enquanto houver chances matemáticas, mas o mais importante é que o primeiro passo a gente deu que foi colocar o clube na Libertadores – afirmou o técnico Renato Portaluppi, em entrevista coletiva após a partida.