• Vitória por 2 a 1 no Couto Pereira dá vantagem de empate ao Imortal na volta
  • Lima coloca o Tricolor carioca na frente, mas Reinaldo faz dois e vira o duelo
  • Próxima partida está marcada para terça que vem (dia 20), no Rio de Janeiro

O Grêmio venceu o Fluminense de virada, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Couto Pereira, em Curitiba, pela abertura das oitavas de final da Conmebol Libertadores 2024. Depois de Lima abrir o placar no segundo tempo, Reinaldo marcou duas vezes, de pênalti e de falta, para garantir o triunfo do Imortal.

Com o resultado, então, o Grêmio levou a vantagem mínima para a partida de volta, que será disputada na terça-feira da semana que vem (20 de agosto), às 19h (de Brasília), no Maracanã. O Fluminense precisará de uma vitória por dois gols de diferença para avançar. Caso o Fluminense vença por um gol, a decisão da vaga nas quartas de final será definida nos pênaltis.

Como foi o jogo

Na primeira metade da etapa inicial, o Fluminense teve superioridade. O técnico Mano Menezes perdeu Martinelli por lesão e optou pela entrada de Keno. Isso tornou o time das Laranjeiras mais ofensivo. Mesmo mandando no jogo, o Tricolor carioca criou só uma grande oportunidade.

Aos 23 minutos, Jhon Arias recebeu de Samuel Xavier em jogada ensaiada, bateu na saída de Marchesín, e parou em Rodrigo Ely, que salvou em cima da linha. Depois, o Grêmio equilibrou as ações, teve mais posse de bola no ataque e tentou pressionar. Porém, não criou chance clara de gol e obrigou o goleiro Fábio a trabalhar só uma vez, em finalização de João Pedro.

O segundo tempo foi agitado. Aos 12 minutos, então, o Fluminense inaugurou o marcador. Ganso recebeu de André na entrada da área, teve liberdade para ajeitar o corpo e cruzar para a segunda trave. Lima, portanto, completou cruzado de voleio no cantinho esquerdo de Marchesín: 1 a 0. A reação gremista começou aos 25 minutos.

Afinal, Soteldo avançou pela ponta direita e cruzou, mas Esquerdinho bloqueou dentro da área com o braço aberto. O árbitro marcou pênalti para o Grêmio. Na cobrança, Reinaldo bateu de chapa, com força, e mandou no ângulo direito para deixar tudo igual: 1 a 1. Fábio até acertou o lado, mas não teve chance de defesa.

Pouco tempo depois, aos 32 minutos, o Imortal conseguiu a virada. E foi dele de novo. Em cobrança de falta da ponta direita, Reinaldo cruzou com efeito, na direção do gol. Fábio esperou um desvio até o último momento, mas a bola não tocou em ninguém e entrou no cantinho direito: 2 a 1. Aos 38, Rodrigo Ely foi expulso por dar um soco em Ganso. Mesmo com um mais, o Fluminense não chegou ao empate.

Próximos jogos

As duas equipes, portanto, voltam a campo no final de semana, pelo Brasileirão. Lutando para se distanciar da zona de rebaixamento, o Grêmio enfrenta o Bahia no sábado (17 de agosto), às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi. Mais tarde, às 21h, o Fluminense recebe o Corinthians, no Maracanã.