- Seleção holandesa tem gol polêmico anulado no fim da partida
- Preservado, Mbappé não sai do banco de reservas nesta sexta
- Equipes continuam nas primeiras posições do Grupo D da Euro
Holanda e França ficaram no empate em o a 0, nesta sexta-feira, em duelo válido pela segunda rodada do Grupo D da Euro 2024. Este foi o primeiro jogo que acabou sem gols na competição até agora. Mesmo com o placar em branco, o duelo teve boas chances de gols para as duas seleções. Xavi Simons chegou a ter um gol anulado por impedimento na jogada. O craque francês Kylian Mbappé, que sofreu fratura no nariz, foi poupado e ficou apenas no banco.
Com o resultado, então, Holanda e França chegaram aos 4 pontos, seguiram no primeiro e segundo lugares, respectivamente, e ficaram em boas condições para se classificarem às oitavas de final da Eurocopa.
Na próxima e última rodada do Grupo D, a Holanda mede forças com a Áustria, 3ª colocada, enquanto a França enfrenta a lanterna Polônia. Os dois jogos serão disputados na terça-feira (dia 25 de junho), às 13h (de Brasília).
Como foi o jogo
O duelo começou agitado, com as duas seleções criando oportunidades de gol. A Holanda levou perigo com Frimpong, logo aos 50 segundos, e Gakpo, mas os dois pararam nas defesas do goleiro Maignan. A França, por sua vez, respondeu nas chegadas de Griezmann, que parou em Verbruggen e, depois, mandou uma bola para fora.
Na chance mais clara de inaugurar o marcador, Rabiot recebeu a devolução de calcanhar de Thuram, saiu cara a cara com o goleiro, mas tocou de lado em vez de finalizar. Contudo, Griezmann não conseguiu alcançar a bola. Depois desse lance, o jogo ficou amarrado, com uma série de faltas e poucas finalizações dos dois lados.
No segundo tempo, o camisa 7 francês teve mais uma chance de balançar a rede, dessa vez em passe de Kanté, mas chutou desequilibrado na pequena área e parou em ótima intervenção de Verbruggen. Aos 23 minutos, no principal lance da partida, Maignan salvou chute de Memphis Depay com o pé, e Xavi Simons marcou o gol no rebote.
Porém, depois de conversar com o auxiliar, o árbitro Anthony Taylor anulou o gol por impedimento de Dumfries na jogada, interpretando que o lateral atrapalhou Maignan mesmo sem ter encostado na bola. O VAR revisou o lance, seguiu a recomendação de proteger as ações do goleiro e confirmou a anulação. Depois disso, o ritmo do duelo diminuiu, resultando no primeiro empate sem gols da Euro 2024.