• Gakpo e Malen se destacam na vitória por 3 a 0 pelas oitavas
  • Holandeses jogam bem e dominam os romenos nesta terça
  • Adversário nas quartas sai do duelo entre Áustria e Turquia

A Holanda fez sua melhor apresentação na Eurocopa e derrotou a Romênia por 3 a 0, na Arena de Munique, pela oitavas de final, nesta terça-feira. Cody Gakpo e Malen (duas vezes) marcaram os gols da vitória que garantiu a classificação dos holandeses para as quartas de final da competição.

Malen, que entrou no intervalo da partida, se tornou o primeiro jogador a fazer dois gols em uma mesma partida na Euro 2024. Gakpo, que abriu o placar e deu o passe para o primeiro de Malen, recebeu o prêmio de melhor do confronto pela Uefa.

Com o resultado, então, a Holanda aguarda o vencedor de Turquia x Áustria para saber quem vai encarar nas quartas de final. A partida, aliás, acontecerá no sábado (6 de julho), às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, a Romênia surpreendeu e começou marcando em cima, sem deixar a Holanda respirar. Aliás, parecia até que poderia abrir o placar a qualquer momento. Porém, esse ritmo forte dos romenos durou pouco mais de 15 minutos. Após uma blitz inicial, a Holanda inaugurou o marcador, aos 19.

Em jogada individual pela esquerda, Hakpo levou a bola para o meio e chutou no canto do goleiro para fazer 1 a 0. A Romênia, porém, sentiu o baque, e os holandeses tomaram conta do jogo. Mesmo criando mais oportunidades, a equipe de Ronald Koeman não conseguiu ampliar.

Na etapa final, depois de uma pressão dos romenos, Gakpo foi decisivo novamente, aos 37 minutos. Em jogada perdida pela esquerda, o atacante lutou até o fim, evitou a saída pela linha de fundo, ganhou de Dragusin e tocou para trás, com Malen só empurrando para o fundo da rede: 2 a 0.

O mesmo Malen ainda teve tempo para fazer o terceiro gol e dar números finais ao confronto. Após escanteio cobrado pela Romênia da esquerda, Malen recebe de Xavi Simons em velocidade e partiu em contragolpe. Na entrada da área, o camisa 18 cortou a marcação para o meio e bateu no canto direito do goleiro: 3 a 0, com a Holanda classificada às quartas.