• Watkins saiu do banco para substituir Kane e faz o gol da vitória por 2 a 1
  • Simons abre o placar para os holandeses, enquanto Kane marca de pênalti
  • Seleção inglesa enfrenta a Espanha no domingo na decisão da competição

Em jogo emocionante, a Inglaterra derrotou a Holanda de virada, por 2 a 1, e garantiu vaga na final da Euro 2024. Xavi Simons abriu o placar para os holandeses, e Harry Kane empatou de pênalti no primeiro tempo. Ollie Watkins, que entrou na reta final da partida, fez o gol da vitória aos 45 minutos da segunda etapa, em Dortmund.

Com o resultado, então, a Inglaterra será a adversária da Espanha na final da Eurocopa, que acontece no próximo domingo, dia 14 de julho, às 16h, no Estádio Olímpico de Berlim. França e Holanda deram adeus à competição na fase semifinal da competição.

Como foi o primeiro tempo

Em seu melhor primeiro tempo na Eurocopa, a Inglaterra teve superioridade na posse de bola ofensiva. Além disso, pressionou mais e finalizou com perigo, principalmente com Foden e Mainoo, destaques do meio-campo no jogo. A Holanda respondeu em contra-ataque e lances de bola parada, também criando boas oportunidades.

Os holandeses largaram em vantagem aos 7 minutos. Xavi Simons recuperou a bola no campo de ataque pela direita, avançou até a entrada da área e mandou um chute cruzado, sem chances para Pickford. O goleiro tocou na bola com a ponta dos dedos, mas não o suficiente para salvar: 1 a 0.

O empate inglês saiu aos 18 minutos. Dumfries chegou atrasado em bote para cima de Harry Kane, não evitou a finalização, mas acertou o tornozelo do capitão inglês. Feliz Zwayer, árbitro da partida, foi até o monitor do VAR para rever a jogada e confirmou a penalidade.

Na cobrança, Kane encheu o pé em cobrança rasteira no canto direito do goleiro e acertou a bochecha da rede. O goleiro Verbruggen foi nela, mas a batida foi indefensável: 1 a 1. A primeira etapa ainda teve duas bolas na trave para cada lado e um corte salvador de Dumfries em cima da linha, evitando o gol de Foden.

Como foi o segundo tempo

Em segundo tempo mais lento que o primeiro, a Inglaterra viu a Holanda se aproximar do gol da vitória. A equipe laranja passou a chegar com perigo pelo alto, mas Pickford fez boas defesas para evitar o gol. Aos 34 minutos, os ingleses chegaram a marcar, mas o gol não valeu.

Walker recebeu no fundo pela direita e fez o passe para a chegada de Saka. O atacante apareceu entre os defensores da Holanda e bateu de primeira no fundo da rede. No entanto, o VAR confirmou a posição de impedimento de Walker no início da jogada e anulou o gol.

As alterações do técnico Southgate surtiram efeito, e a Inglaterra marcou o gol salvador aos 45 minutos. E foi um bonito gol. Em jogada de Palmer, Watkins recebeu na entrada da área pela direita de costas para a zaga, girou bem para cima da zaga, e chutou cruzado, acertando a bochecha da rede de Verbruggen: 2 a 1, para delírio da torcida inglesa. Curiosamente, os dois jogadores que participaram da jogada haviam entrada aos 34 minutos nos lugares de Kane e Foden.