• Ingleses saem atrás, mas Bellingham faz gol de bicicleta para empatar no fim
  • Harry Kane marca logo no começo da prorrogação e garante virada por 2 a 1
  • English Team, portanto, pela frente a Suíça nas quartas de final da competição

A Inglaterra venceu a Eslováquia por 2 a 1, na prorrogação, neste domingo, e garantiu a classificação para as quartas de final da Euro 2024. Em Gelsenkirchen, a seleção de Gareth Southgate não jogou bem e saiu atrás no placar, com gol de Schranz ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos da etapa final, brilhou a estrela de Jude Bellingham, que marcou de bicicleta aos 50 minutos. No começo da prorrogação, Harry Kane fez de cabeça, e arrancou a virada inglesa nas oitavas.

Nas quartas de final, então, a Inglaterra terá pela frente a Suíça, em jogo marcado para sábado (dia 6 de julho), em Düsseldorf, às 13h (de Brasília). A seleção suíça vem de duas boas atuações contra fortes equipes na competição, empatando com a Alemanha em 1 a 1 na terceira rodada da fase de grupos e vencendo a Itália por 2 a 0 nas oitavas de final.

Como foi o primeiro tempo

Em primeiro tempo truncado e com cinco cartões amarelos distribuídos, a Eslováquia aproveitou o contra-ataque e segurou a vitória parcial por 1 a 0 sobre a Inglaterra exercendo uma forte marcação. Os eslovacos, aliás, assustaram logo aos 5 minutos, em chute cruzado de Haraslin para fora. A seleção inglesa deu sinais de melhor quando explorou as jogadas pelo lado e esquerdo e tentou pressionar. Porém, esbarrou na falta de criatividade e na lentidão na troca de passes.

Aos 25 minutos, então, a Eslováquia abriu o placar da partida. Schranz recebeu passe na medida de Strelec, saiu na cara do goleiro Pickford e chutou cruzado para fazer 1 a 0. A desvantagem no marcador deixou em evidência os problemas da Inglaterra, que trocou passes na defesa diante de uma adversária bem postada em campo e sem dar tantos espaços.

No segundo tempo, aliás, a Inglaterra partiu para cima em busca do empate e chegou a marcar aos 4 minutos. Harry Kane deu passe para Trippier livre no lado esquerdo. O camisa 12, então, bateu cruzado e Foden tocou de canhota para o fundo da rede. Porém, o VAR entrou em ação e indicou que o inglês estava em posição irregular quando concluiu a jogada.

Como foi o segundo tempo

Poucos minutos depois, a Eslováquia por pouco não fez um golaço. Bellingham errou o passe na linha centra do campo, Strelec viu Pickford fora do gol e chutou de longe. A bola viajou o campo de defesa, quicou no gramado e saiu. Daí em diante, foi praticamente um jogo de ataque contra defesa.

Aos 32, Foden bateu falta pelo lado esquerdo, quase colocado à linha lateral, e mandou para a área. Kane testou firme e a bola saiu à direita do gol. Três minutos depois, Rice dominou na entrada da área e chutou com curva. A bola bateu na trave direita e, no rebote, Kane mandou por cima da trave.

Quando tudo indicava que a Eslováquia iria avançar às quartas de final, a Inglaterra arrancou o empate, aos 50 minutos. Após cobrança de arremesso lateral pela direita, Guéhi deu uma leve casquinha de cabeça já dentro da área. Jude Bellingham, então, acertou uma bicicleta lindíssima para acertar o canto esquerdo e empatar em 1 a 1. Um daqueles gols para ficar marcado na história, tanto pela plasticidade como pela dose de emoção.

Como foi a prorrogação

Com um minuto de tempo extra, saiu a virada inglesa. Palmer cobrou falta pela direita, Dubravcka socou para a entrada da área, Eze pegou a sobra e bateu de voleio. Dentro da área, Guéhi ajeitou de cabeça para o lado direito da área, e Kane chegou mandando de cabeça: 2 a 1 para a Inglaterra, levando a torcida ao delírio na Veltins Arena.

Atrás no placar, a Eslováquia saiu mais para o jogo e chegou perto de empatar. Aos 14, Bozenik, dentro da área, buscou Pekarik de frente para o gol. Pressionado por Eze, ele completou de carrinho para fora. No segundo tempo da prorrogação, a Inglaterra administrou bem a vantagem e garantiu a classificação às quartas de final.