• Modric abriu o placar para a Croácia no segundo tempo
  • Zaccagni faz o gol nos acréscimos e classifica os italianos
  • Itália vai às oitavas de final para enfrentar a Suíça no sábado

Não faltou emoção no jogo entre Croácia e Itália, que definiu o segundo classificado do Grupo B da Eurocopa de 2024. Os italianos ficaram no empate em 1 a 1 com a Croácia na tarde desta segunda-feira, em Leipzig, na Alemanha, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da competição continental. Em um jogo muito disputado, no empate entre a técnica croata e a força italiana, o empate ficou com gosto doce para a Azzurra.

Isso porque, após levar um gol de Modric no início do segundo tempo, a equipe de Luciano Spalletti estava vendo a Croácia ir às oitavas de final. Mas nos acréscimos, no último lance do jogo, Zaccagni marcou um bonito gol, após a jogada de Calafiori, e empatou o jogo. Assim, classificou os tetracampeões do mundo e atuais campeões da Euro para as oitavas de final.

Por fim, o Grupo B ficou com a Espanha em primeiro com nove pontos, a Itália, com quatro, em segundo. A Croácia praticamente deixou a competição. Isso porque a competição classifica os melhores terceiro colocados para as oitavas, mas com dois pontos ficará em dificuldades para ficar entre os classificados.

Então, a Itália já tem adversário. A Itália encara a Suíça, que ficou em segundo no Grupo A, no próximo sábado, no Estádio Olímpico de Berlim. A Espanha vai esperar um dos melhores terceiros para saber o seu adversário.

Primeiro tempo disputado

O primeiro tempo começou com a Croácia em cima da Itália. Fazendo pressão desde os primeiros minutos, os croatas chegaram pela primeira vez aos quatro minutos de jogo. Sicic recebeu um passe fora da grande área e arriscou o chute de longe. Donnarumma fez grande defesa e colocou para escanteio. Foi o primeiro lance de perigo do jogo.

Depois do princípio de pressão, a Croácia afrouxou um pouco a marcação e permitiu que a Itália tivesse mais vida fácil na hora de sair. Mas isso não significou um novo momento no jogo. Isso porque a Croácia seguiu com perigo. Kramaric fez boa jogada pela direita e cruzou dentro da área, mas a defesa conseguiu afastar o perigo croata.

Foi então que a Itália passou a jogar mais no campo de defesa da Croácia. Assim, com a qualidade de seus jogadores, o ataque chegou com perigo. Depois do cruzamento preciso de Calafiori, Retegui subiu mais do que todo mundo e cabeceou para fora. O lance de perigo aos 20, esquentou o time italiano. O time de Sapalletti chegou novamente com Retegui mais duas vezes.

Mas foi com Bastoni que a Itália criou a sua melhor chance de gol. Depois do cruzamento de Barella, o zagueiro meteu a cabeça na bola e o goleiro Livakovic fez praticamente um milagre. Por muito pouco a Itália não saiu na frente. Modric ainda fez Donnarumma trabalhar em um cruzamento, mas nada que mudasse o placar do jogo até então.

Emoção no segundo tempo

O segundo tempo começou como o primeiro: a Croácia ensaiando uma pressão nos italianos, o que acabou dando certo nos primeiros minutos. Aos seis minutos, Kramaric tentou a finalização dentro da área, e a bola bateu no braço de Frattesi. Com o auxílio do VAR, o árbitro assinalou a penalidade máxima para a Croácia. Depois de muita reclamação, o árbitro autorizou a batida.

Modric pegou a bola e bateu. Donnarumma pegou a cobrança e manteve o jogo no 0 a 0. Mas não passou nem dois minutos e a Croácia chegou novamente. Donnarumma pegou a cabeçada de Kramaric, mas Modric, em sua segunda chance, marcou o gol. Era o primeiro gol do jogo, o gol que naquele momento estava classificando os croatas para a segunda fase da competição.

Para os italianos, naquela ocasião, restava apenas esperar para saber se entrava como terceiro. Então, mesmo com o risco de ainda se classificar, o time de Luciano Spalletti foi para cima dos croatas. Bastoni e Darmian, dois zagueiros, perderam chances boas de empate. Chamava a atenção que as melhores chances da Azzurra eram sempre com os defensores.

E foi exatamente assim que aconteceu o mais dramático dos gols até então na Eurocopa. O árbitro deu oito minutos de acréscimos e, exatamente aos 52 minutos, Calafiori fez ótima jogada pelo meio e passou para o lado esquerdo, onde estava Zaccagni, que pegou de primeira, colocado. A bola entrou no ângulo esquerdo de Livakovic. Não deu tempo para mais nada. Era a vitória italiana.