- Itália entrou na zona de classificação do Grupo C
- Equipe de Luciano Spalletti dominou a partida em Milão
- Frattesi foi o destaque do confronto pelas Eliminatórias
A Itália fez o dever de casa e derrotou a Ucrânia por 2 a 1 na tarde desta terça-feira, no Giuseppe Meazza (San Siro), em Milão, pelo Grupo C das Eliminatórias da Eurocopa de 2024. Precisando pontuar para voltar a ter chances de classificação, a Azzurra partiu para cima desde os primeiros minutos. A equipe treinada por Luciano Spalletti mostrou ainda pouco entrosamento, mas muita vontade. Frattesi marcou os dois gols italianos. Yarmolenko descontou ainda no primeiro tempo.
A vitória colocou a Itália na segunda colocação, com sete pontos, mesma pontuação da Ucrânia. A Azzurra leva vantagem nos critérios de desempate. Vale lembrar que os italianos têm um jogo a menos. Nesta chave, quem lidera é a Inglaterra, com 13 pontos. Na próxima rodada, somente em 14 de outubro, a tetracampeã do mundo recebe a seleção de Malta, enquanto a Ucrânia mede forças em casa contra a Macedônia do Norte.
Itália decide no primeiro tempo
Precisando desesperadamente vencer depois de empatar com a Macedônia do Norte, a Itália partiu para cima da Ucrânia desde os primeiros minutos de jogo. Com o Grupo C embolado, a tônica da partida era os italianos pressionando desde o princípio, Assim, a primeira chance foi mesmo da Azzurra. Di Lorenzo conseguiu pegar uma sobra de fora da área, mas isolou a chance.
Minutos depois, foi a vez do lateral-esquerdo tentar. Em um lance parecido, Dimarco finalizou, mas longe do gol do goleiro Bushchan. Sabendo da fragilidade ucraniana pelos lados, Di Lorenzo explorou o seu lado e acionou Raspadori. O atacante do Napoli conseguiu vencer a disputa com a defesa e finalizou. A bola passou muito perto da trave de Bushchan.
Antes mesmo dos 15 minutos, a pressão italiana do início deu certo. Zaccagni roubou a bola na esquerda e rolou para Frattesi. O meia só teve o trabalho de tirar do arqueiro ucraniano para abrir o placar. Os italianos comandados por Luciano Spalletti teve chances com Raspadori, Locatelli e Di Lorenzo. Essa pressão mais uma vez surtiu efeito.
Então, aos 29, Frattesi aproveitou um chute de Dimarco. A bola chegou no volante, que dominou e estufou as redes. O lance foi anulado pelo árbitro primeiramente. Contudo, depois da revisão do VAR, foi dado o gol e os italianos comemoraram o segundo gol. Depois do gol, a Ucrânia adiantou as linhas e chegou duas vezes e conseguiu marcar. Yarmolenko aproveitou o rebote de Donnarumma. Ficou 2 a 1 o placar da primeira etapa.
Segundo tempo morno
O bom momento no fim do primeiro tempo levou os ucranianos ao ataque no início da etapa final. Dovbyk foi o primeiro a chegar. Contudo, a finalização foi para fora. Mas já era um aviso que a Ucrânia poderia não ter a passividade que mostrou na primeira etapa. Mas a resposta veio no minuto seguinte, com Zaccagni. Este finalizou para fora assim como o seu colega adversário.
A Itália voltou a dominar a partida a partir dos 15 minutos. Foi então que o terceiro quase saiu e da maneira mais bonita. A jogada foi de Zaniolo, que passou de calcanhar para Raspadori. O atacante finalizou na saída do arqueiro, que fez uma ótima intervenção. Minutos depois, foi a vez de Zaniolo chutar em gol. Bushchan caiu para fazer mais uma boa defesa e salvar a Ucrânia.
Os atuais campeões da Euro seguiram na pressão e a Ucrânia não conseguiu evitar mais um arremate ao gol. Dessa vez, Biraghi fez a jogada e rolou para Gnonto. Este deu o passe para Barella, que finalizou forte. A bola explodiu no travessão de Bushchan. Frattesi pegou a sobra. Contudo, mandou para longe do gol. O jogo, então, entrou em um momento de concentração no meio. A impressão era de que a Itália havia tirado o pé.
Konoplya, aos 40 minutos, finalizou perto do gol de Donnarumma, mas não chegou a assustar o goleiro do Paris Saint-Germain. Retegui e Gnonto, que entraram bem na partida, chegaram com perigo no fim do jogo, mas pararam na defesa ucraniana. Assim, o árbitro apitou o final da partida com vitória para os italianos.
Espanha vence fácil o Chipre
Pelo Grupo A, a Espanha venceu a seleção do Chipre por 6 a 0 na tarde desta terça-feira, no Estadio Nacional de Granada, pela quinta rodada de sua chave. Sem encontrar dificuldades, os espanhóis chegaram aos gols com Gavi e Merino, no primeiro tempo. Contudo, depois de mostrar certa lentidão no segundo tempo, o técnico Luis de la Fuente mexeu no time e acelerou as jogadas. Assim, no fim do jogo, Joselu, Ferrán Torres (2) e Álex Baena transformaram o jogo em goleada.
O resultado levou a Fúria aos nove pontos em quatro jogos disputados. A liderança é da Escócia, que tem 100% de aproveitamento. São cinco jogos e 15 pontos. Na próxima rodada, líder e vice-líder se enfrentam em território espanhol. Essa partida está marcada para o dia 12 de outubro.