• Atuais campeões levam gol, mas viram em 15 minutos
  • Donnarumma faz defesa importante e garante triunfo
  • Itália agora enfrenta a Espanha na próxima quinta-feira

A Itália levou um susto, mas conseguiu vencer a Albânia por 2 a 1, de virada, na tarde deste sábado, no Grupo B da Eurocopa 2024, no Signal Iduna Park, em Dortmund. Em um jogo bastante movimentado nos primeiros 20 minutos, os atuais campeões tiveram de superar o nervosismo da estreia logo com 24 segundos de partida. Isso porque Bajrami contou com a infelicidade de Bastoni para abrir o placar.

É importante lembrar que os albaneses, estreantes em Eurocopa, estão sob o comando do brasileiro Sylvinho. Mas o sonho de vencer um gigante logo em seu primeiro jogo no tradicional torneio continental durou pouco. Mais precisamente 15 minutos. Esse foi o tempo que Bastoni, aos 10, e Barella, aos 15, marcaram para virar o jogo e garantir a vitória.

Com o triunfo, os italianos igualaram a pontuação da Espanha, que estreou vencendo a Croácia por 3 a 0. Assim, os espanhóis levam vantagem no saldo de gols. Albânia vem em seguida, enquanto os croatas seguram a lanterna.

Como foi o primeiro tempo

Em começo de jogo acelerado, a Albânia abriu o placar com incríveis 24 segundos. Dimarco bateu lateral para a própria área buscando acionar Bastoni, mas entregou de presente para Bajrami. O camisa 10, então, dominou pelo lado direito, chutou forte, no alto, e fez 1 a 0. Inclusive, este foi o gol mais rápido da história da Eurocopa.

No entanto, a Itália manteve a cabeça fria e empatou logo aos 10 minutos. Pellegrini bateu escanteio curto, recebeu devolução de Dimarco e cruzou para a segunda trave. Livre na pequena área, Bastoni cabeceou cruzado na segunda trave para deixar tudo igual no placar: 1 a 1.

A virada italiana veio aos 15 minutos. Após rebatida ruim de Asani, Barella acertou lindo chute de trivela e mandou a bola no cantinho direito do goleiro Strakosha, que ficou parado olhando: 2 a 1. Depois disso, a Azzurra controlou as ações em ritmo morno, trocando passes e dificultando a saída de bola albanesa.

Frattesi e Scamacca tiveram chances de ampliar o marcador para a seleção italiana, mas Strakosha salvou com suas defesas. Além disso, o goleiro albanês ainda contou com a ajuda da trave no primeiro lance para não ser vazado pela terceira vez na etapa inicial. Jogo animado nos primeiros 45 minutos no Signal Iduna Park.

Veja como foi o segundo tempo

A segunda etapa começou com a Itália tomando conta das ações. Mesmo em vantagem no placar, os italianos assustaram o goleiro Strakosha em duas oportunidades. Na primeira, Scamacca tentou o passe para Frattesi, mas com muita força. A bola contou como finalização e foi parar nas mãos do arqueiro.

Aos 10 minutos, então, o chute foi de Frattesi. Desta vez, Strakosha fez boa defesa e evitou o gol. Pelo lado da Albânia, as respostas vinham sempre com transições rápidas, mais conhecidas como contra-ataque. Asllani foi o mais perigoso naquele momento do jogo. Logo depois, o confronto passou a ficar controlado pelos italianos.

A partida começou a esquentar novamente quando o técnico brasileiro Sylvinho foi para o tudo ou nada. Aos 44 minutos, Djimsiti lançou Manaj na área, e o camisa 7 finalizou com um toquinho por cima na saída de Donnarumma. O goleiro italiano defendeu com a costela. Era o empate da Albânia, que o astro da Azzurra evitou. Assim, o 2 a 1 e vitória da Itália na estreia na Euro.

Próximos jogos do Grupo B

Na próxima rodada, portanto, a Albânia enfrenta a Croácia na quarta-feira (dia 19), às 10h (de Brasília), no Volkspark. Na quinta-feira (20), às 16h, Itália e Espanha medem forças em clássico do futebol mundial, na Arena Schalke.