• Allyson Swaby marcou o gol da vitória da seleção jamaicana
  • Vitória coloca a Jamaica na zona de classificação da Copa
  • Brasil terá de vencer o jogo para garantir a vaga nas oitavas

A Jamaica venceu o Panamá por 1 a 0 na manhã deste sábado, no Estádio Perth Rectangular, na Austrália, na partida que fechou a segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo de 2023. O resultado não foi bom para o Brasil, já que, após perder por 2 a 1 para a França, ficou fora da zona de classificação para as oitavas de final da competição. Allyson Swaby aproveitou a falha de marcação panamenha e marcou de cabeça o gol da vitória, que manteve a invencibilidade das jamaicanas na Copa do Mundo.

Assim, a Jamaica chegou aos quatro pontos, mesma pontuação que a França, que leva a vantagem por ter marcado mais gols. O Brasil caiu para terceiro. Na lanterna, o Panamá deu adeus às chances de ir para a próxima fase. Então, na última rodada, na próxima quarta-feira, a Jamaica pega o Brasil com a vantagem do empate para ir às oitavas de final. Ou seja, a Seleção Brasileira terá de vencer para se classificar.

Em um cenário mais otimista, caso a França não vença o Panamá, as meninas do Brasil poderiam empatar com as jamaicanas. Nesse caso, igualariam o número de pontos, mas levariam a vantagem no saldo de gols, já que as brasileiras golearam o Panamá na estreia. Mesmo assim, passariam em segundo no grupo e teriam de cruzar, possivelmente, com a Alemanha na próxima fase.

Vitória apertada

O primeiro tempo prevaleceu a boa defesa panamenha. Embora tenha sido goleada pelo Brasil na estreia, as panamenhas mostraram bom preparo físico e organização na parte defensiva. Por conta disso, seguraram as jamaicanas. Estas, inclusive, conseguiram finalizar 12 vezes na primeira etapa. No principal lance de perigo, Spence cobrou uma falta no travessão nos acréscimos.

Na segunda etapa, quem começou assustando foi o Panamá em uma finalização de Lineth Cedeño, que Allyson Swaby conseguiu desviar para escanteio. Por mito pouco as meninas do Panamá não abriram o placar. E foi justamente com quem salvou a equipe, que a Jamaica abriu o placar. Allyson Swaby aproveitou um escanteio e subiu mais do que todo mundo para marcar. Bailey não teve chances de defesa.

O gol da Jamaica acalmou o jogo, que passou a ficar nas mãos da equipe. O Panamá, que vinha bem na defesa, não soube levar essa organização para o ataque. Assim, a partida ficou mais voltado ao aspecto fisico. No fim, a arbitragem marcou pênalti em um lance de toque de mão dentro da área para a Jamaica. Contudo, com a revisão do VAR, a arbitragem voltou atrás. Então, apito final e vitória jamaicana.