• Com um jogador a mais, Tricolor vence por 1 a 0 no tempo normal
  • Nas penalidades, colombiano bate para fora, e equatorianos avançam
  • Time de Dorival Júnior é eliminado e decepciona a torcida no Morumbi

O São Paulo, que teve um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, venceu a LDU por 1 a 0, com gol de Arboleda. Porém, o placar não foi suficiente para a classificação direta. A decisão, então, ficou para os pênaltis. Todos acertaram as suas cobranças, menos James Rodríguez, que bateu por cima do travessão. Os equatorianos venceram por 5 a 4 nas penalidades, e o Tricolor Paulista se despediu da Copa Sul-Americana nas quartas de final.

Com a classificação, a LDU vai ter pela frente o Defensa y Justicia, que eliminou o Botafogo, na semifinal da Sul-Americana. Por sua vez, o São Paulo foca suas atenções para a recuperação no Brasileirão e nas finais da Copa do Brasil contra o Flamengo, nos dias 17 e 24 de setembro. O Tricolor volta a campo no domingo, contra o Coritiba, às 20h30.

Equilíbrio na primeira etapa

O primeiro tempo foi equilibrado no Morumbi. Aliás, a LDU começou dando um susto no chute forte de Alvarado, que Rafael espalmou. O time equatoriano, então, conseguiu evitar uma pressão do São Paulo no início do jogo. Aos poucos, o Tricolor Paulista controlou o ritmo da partida e desperdiçou boa oportunidade com Calleri.

Em outro lance, Luciano chutou fraco para a defesa de Domínguez e mandou a bola na rede pelo lado de fora na sequência. A equipe visitante, inclusive, tentou responder nos contra-ataques. Jhojan Julio, principal nome do duelo de ida, obrigou Rafael a defender finalização de dentro da área. Mesmo com algumas oportunidades criadas, o placar não foi alterado nos primeiros 45 minutos.

Arboleda marca para o São Paulo

Na segunda etapa, Alvarado foi expulso logo aos três minutos por entrada de sola em Alisson. Assim, o cenário da partida mudou. O Dorival Júnior, então, promoveu substituições ofensivas. O Tricolor partiu para a pressão, mas Alisson acertou a trave em chute de fora da área. Depois disso, Calleri perdeu chance incrível na pequena área.

Após perder oportunidades, a equipe são-paulina conseguiu abrir o placar, aos 31 minutos. James Rodríguez bateu escanteio da esquerda, Arboleda cabeceou no meio da área, e a bola desviou em Adé. Domínguez chegou a tocar nela, mas não evitou o gol: 1 a 0. Daí em diante, o Tricolor buscou o gol da classificação até o fim. No entanto, o goleiro da LDU fez duas boas defesas, e a decisão ficou para os pênaltis.

James perde pênalti, e São Paulo é eliminado

Então, Calleri e Guerrero convertem as primeiras cobranças de cada equipe. Na segunda do São Paulo, James Rodríguez, autor da assistência para o gol de Arboleda, bateu por cima do gol. Aliás, o colombiano foi o único jogador a desperdiçar o pênalti. Em seguida, Azulgaray, Lucas, Martínez, Beraldo, Quiñónez e Wellington Rato marcaram. Na última penalidade, Jhojan Julio deslocou o goleiro Rafael, classificou a LDU e calou o Morumbi com 52 mil pessoas.