• Alviverde marcam três vezes, Alvinegro reage, mas perde por 3 a 2
  • Gaúchos dominam parte do duelo sob o comando do meia Nenê
  • Resultado deixa o rival Flamengo com chance de assumir a ponta

Em jogo com alternância no domínio das ações, o Juventude derrotou o Botafogo por 3 a 2, na manhã deste domingo, no Alfredo Jaconi, pela 22ª rodada do Brasileirão. Os gaúchos abriram 3 a 0 sob o comando de Nenê e gols de Danilo Boza, Carrillo e Marcelinho. Cuiabano e Marçal descontaram na etapa final para o Glorioso, que não conseguiu chegar ao empate que o manteria como líder.

Com o resultado, então, o Botafogo permaneceu em primeiro, com 43 pontos, mas tem dois jogos a mais que o Flamengo, que encara o Palmeiras neste domingo, no Maracanã. Se ganhar a partida, o Rubro-Negro iguala a pontuação com um jogo a menos e supera o Alvinegro no saldo de gols, que de momento é 14 a 14.

Por sua vez, o Juventude ganhou fôlego na tabela de classificação. Com 25 pontos em 20 partidas, subiu para a 12ª colocação, distante da zona de rebaixamento. O triunfo no Jaconi, aliás, coroou a semana perfeita contra os cariocas, pois havia eliminado o Fluminense nas oitavas da Copa do Brasil.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Juventude começou melhor e abriu o placar em sua primeira chegada. Aos 10 minutos, após escanteio pela direita, a bola ficou viva na pequena área e Allan cortou em cima de Danilo Boza. A bola explodiu no peito do zagueiro quase embaixo da trave e entrou: 1 a 0.

A equipe gaúcha cresceu no jogo, pouco sofreu e, no último lance antes do intervalo, ampliou o marcador. Aos 49, Marcelinho recebeu no bico direito da área com liberdade e colocou o cruzamento na cabeça de Carrillo. O atacante, então, subiu sozinho e fez 2 a 0. Ao Botafogo, faltou encaixar a finalização e aumentar a atenção na defesa.

Na volta do intervalo, portanto, o time da casa construiu a vantagem de três gols aos 3 minutos. Marcelinho puxou o contra-ataque pela direita, inverteu com Nenê e recebeu a devolução em cruzamento rasteiro na medida. Sozinho na área, Marcelinho completou de carrinho para o gol vazio: 3 a 0.

Em seguida, os comandados de Jair Ventura cansaram e o ritmo caiu, dando brecha para o Alvinegro buscar a reação na partida. Aos 25 minutos, Cuiabano recebeu cruzamento na esquerda e cabeceou desequilibrado, mas conseguiu encobrir o goleiro Claus: 3 a 1.

O Botafogo, então, marcou o segundo gol aos 37. Após escanteio pela esquerda, a bola ficou viva na área e a defesa cortou apenas parcialmente. O lateral Marçal chegou pelo bico esquerdo, na intermediária, e bateu de primeira, cruzado, mandando na bochecha da rede. Tinha muita gente na frente do goleiro, que não foi na bola: 3 a 2. O líder do campeonato ainda perdeu algumas oportunidades e saiu derrotado de Caxias do Sul.

Próximos jogos

Na próxima rodada, o Botafogo tem o clássico com o Flamengo, domingo, no Nilton Santos. Antes disso, recebe o Palmeiras, quarta, pelas oitavas da Copa do Brasil. Já o Juventude tem o jogo atrasado da 6ª rodada contra o Inter, no Beira-Rio, na quarta. No próximo domingo, visita o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela 23ª rodada.