- Em reunião, entidade garante que o Equador segue como palco da decisão
- Aumento da violência no país gerou os rumores sobre a mudança da sede
- Athletico-PR e Flamengo disputam o título no Estádio Monumental, no dia 29
A Conmebol garantiu nesta sexta-feira que a final da Taça Libertadores, entre Athletico-PR e Flamengo, no dia 29 de outubro, seguirá em Guayaquil, no Equador. O assunto entrou em debate na reunião do Conselho da entidade, em Córdoba, na Argentina. O local será o palco da decisão da Copa Sul-Americana entre Independiente del Valle e São Paulo, neste sábado, às 17h (de Brasília).
De acordo com informações do site ‘Globo Esporte’, o lugar do duelo decisivo pela Libertadores 2022 não fazia parte da pauta da Conmebol neste encontro. Porém, os dirigentes da entidade fizeram questão de confirmar a manutenção da final em Guayaquil. Tudo para afastar os rumores de que ocorreria uma mudança de sede devido ao aumento dos casos de violência no Equador.
Segundo a publicação, a Conmebol informou que não cogitou trocar o palco da decisão da Libertadores. No entanto, os responsáveis pela organização da partida em Guayaquil levantaram a possibilidade de mudar o local do jogo. Isso a menos de um mês para a bola rolar no Estádio Monumental. De acordo com o ‘Ge’, o governo do Equador também declarou que nunca houve chance de transferir a sede da final para outro país.
Isso porque, no entendimento das autoridades locais, todo investimento para dar suporte ao evento foi realizado sem problemas. Inclusive, os compromissos firmados entre o governo e a Conmebol seguem sendo cumpridos dentro dos prazos estabelecidos anteriormente.
Aumento da violência no Equador gerou rumores sobre mudança
Vale ressaltar que os boatos sobre a troca de sede cresceram na última semana em razão da onda de violência que tomou conta do Equador. Além disso, o governo do país ampliou o ‘Estado de Exceção’ da cidade de Guayaquil por mais 30 dias devido aos crimes e disputas entre quadrilhas rivais.
Palco da grande decisão, o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo foi construído em 1987. A casa do Barcelona do Guayaquil tem capacidade para 57 mil torcedores e receberá a final em jogo único entre Flamengo e Athletico-PR no dia 29 de outubro, um sábado, às 17h.