• Com o brilho de Igor Jesus, Glorioso vence e sai na frente
  • Glorioso lamenta não ter feito mais gols no confronto
  • Botafogo tem a vantagem do empate na próxima partida

O Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O Botafogo foi muito superior ao adversário durante quase os 90 minutos. Principalmente no primeiro tempo, o volume de jogo botafoguense merecia mais do que os dois gols marcados. O centroavante Igor Jesus foi o grande nome do clube carioca.

O jogador deu o passe para o gol de Luiz Henrique no primeiro tempo, mais precisamente aos 21 minutos. Depois de levar o empate, de Maurício, o centroavante botafoguense recebeu o lançamento, se antecipou ao zagueiro Vitor Reis e chutou para marcar o gol da vitória. Grande jogo do centroavante titular da equipe de Artur Jorge.

Com o triunfo, o Botafogo leva a vantagem do empate para São Paulo semana que vem. Para o Verdão, resta vencer por dois ou mais gols de diferença para ir às quartas de final da competição continental. Em caso de vitória por apenas um gol de diferença, a vaga será decidida nas penalidades máximas.

Os dois times voltam a campo no fim de semana antes de voltarem e se enfrentar. O Palmeiras encara o clássico contra o São Paulo. Enquanto isso, o Botafogo pega o Flamengo. Os dois times jogam em casa e no domingo.

Botafogo é superior e marca

O primeiro tempo começou muito disputado, mas com o Botafogo tomando conta das ações. Aos seis minutos, contudo, quem começou a atacar foi o Palmeiras. Raphael Veiga cobrou a falta na área, a defesa do Botafogo afastou, e Veiga levantou mais uma vez na área. Murilo tocou sem força para o gol, e John fez boa defesa. Contudo, esse foi um lance raro do Palmeiras no primeiro tempo.

A resposta botafoguense veio em seguida, quando o lançamento chegou ao atacante Luiz Henrique. Pela direita, depois de deixar Vitor Reis no chão e driblar Gustavo Gómez, o atacante escolheu o canto e finalizou para fora. Grande chance desperdiçada pelo Glorioso. Luiz Henrique apareceu novamente aos 12 minutos. O Pantera Negra recebeu entre os zagueiros, mas depois de finalizar e Weverton fazer grande defesa, o árbitro parou a jogada e marcou impedimento.

Foi então que Luiz Henrique apareceu mais uma vez aos 21 minutos. Desta vez, para abrir o placar no Nilton Santos. Almada lançou para Igor Jesus na entrada da área. O centroavante tocou por cobertura para Luiz Henrique, que se antecipou ao goleiro Weverton para abrir o placar. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro dos donos da casa, o Botafogo.

Em 10 minutos, por mais difícil que pudesse parecer, já que o Botafogo dominava o confronto, o Palmeiras chegou ao empate com Maurício. A bola chegou ao meia de cabeça por Rony. Ao chutar cruzado, Maurício viu John falhar e o Palmeiras empatar: 1 a 1. O empate não durou muito. Aos 38, Igor Jesus recebeu pela direita, conseguiu se antecipar a Vitor Reis e chutar na saída de Weverton: 2 a 1.

Segundo tempo morno

O Palmeiras entrou em campo para o segundo tempo disposto a empatar. Mas com jogadas mais pragmáticas, foi neutralizado prontamente pela defesa do Alvinegro. O Botafogo por sua vez tentou escapar em velocidade pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo, omde fez as principais jogadas do primeiro tempo.

A intenção do Botafogo naquela altura do jogo era manter a temperatura baixa. E conseguiu. Tanto é que a primeira jogada de perigo saiu aos 14 minutos apenas, mesmo assim, do próprio Glorioso. Após boa trama do ataque, a bola chegou em Savarino, que finalizou de forma colocada, mas a bola subiu muito e foi para fora do gol de Weverton.

O Botafogo criou outra chance minutos depois. Em uma jogada muito bem trabalhada pelo Botafogo desde o campo de defesa, Almada recebeu livre na ponta direita e cruzou para Marlon Freitas, que subiu mais do que todo mundo, mas cabeceou fraco. Weverton defende sem maiores problemas. As duas equipes tinham estratégias diferentes para o mesmo objetivo, o gol.

Mas o tempo foi passando e, mesmo com várias mudanças dos técnicos, a realidade é que não mudou muita coisa. Então, após alguns cruzamentos na área do Botafogo, o Palmeiras tentou pressionar os donos da casa, mas não conseguiu do jeito que queria. Assim, depois dos acréscimos, o árbitro finalizou o jogo com vitória do Botafogo.