• Sete clubes do Brasil estão na disputa do mata-mata do torneio continental
  • Fluminense x Grêmio e Palmeiras x Botafogo, então, são os duelos nacionais
  • Atlético-MG pega o San Lorenzo, São Paulo o Nacional e Flamengo o Bolívar

Antes de mais nada, vamos falar sobre a Conmebol Libertadores 2024. Afinal, mais de um mês após a fase de grupos, a competição retorna nesta semana com os jogos de oitavas de final. Sete clubes brasileiros vão entrar em ação, com dois confrontos nacionais e outras três partidas contra rivais de outros países. Nesse sentido, o SDA mostra como chegam os times do Brasil para o mata-mata do principal torneio do nosso continente. Confira abaixo:

Atlético-MG

Líder do Grupo G com cinco vitórias em seis jogos (e só uma derrota), o Atlético-MG chega nas oitavas de final como dono da segunda melhor campanha até aqui. Só o River Plate, com 16 pontos, conseguiu superá-lo na fase de grupos. Para o mata-mata da Libertadores, o técnico Gabriel Milito espera manter o embalo diante do San Lorenzo. Em nono lugar no Brasileirão e classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, o Galo vem evoluindo o seu desempenho.

Aos poucos, a equipe tem superado o momento de oscilação nesta temporada. Com Hulk e Vargas fora por lesão, o atacante Paulinho, com cinco gols na competição continental, é o principal nome da equipe alvinegra para superar o time argentino, além do meia Gustavo Scarpa e do lateral-esquerdo Arana. O Alvinegro se reforçou na janela com nomes como Junior Alonso, Lyanco, Fausto Vera, Bernard e Deyverson. Ou seja, ganhou mais opções para escalar a equipe em meio às três competições.

  • 13/8 (terça-feira) – San Lorenzo x Atlético-MG – 21h30 (Nuevo Gasómetro)
  • 20/8 (terça-feira) – Atlético-MG x San Lorenzo – 21h30 (Arena MRV)

Grêmio

Segundo colocado do Grupo C, o Grêmio teve um começo de Libertadores preocupante, mas se recuperou e garantiu a vaga com um goleada sobre o líder The Strongest na última rodada. Após a eliminação na Copa do Brasil e vivendo um momento de reação no Brasileirão (quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos), o Tricolor gaúcho chega para as oitavas de final com o fôlego das novas contratações.

Na janela de transferências, Renato Portaluppi ganhou reforços que qualificaram o elenco e deram um pouco mais tranquilidade. Se não pode contar com o experiente Diego Costa, lesionado, o técnico tem à disposição nomes como Miguel Monsalve, Alexander Aravena, Matías Arezo e Braithwaite. Isso sem falar em Soteldo, um dos destaques da equipe na atual temporada. Enquanto a Arena não fica liberada, o Imortal mandará seu jogo contra o Fluminense no Couto Pereira, em Curitiba.

Fluminense

Depois de uma ótima campanha na fase de grupos, ainda sob o comando de Fernando Diniz, o Fluminense chega para as oitavas de final em outra realidade. Mano Menezes assumiu o comando do Tricolor, que vive momento de recuperação no Brasileirão para tentar sair da zona de rebaixamento. Na última semana, o time carioca foi eliminado pelo Juventude na Copa do Brasil, segue oscilando em termos de rendimento e entrou mais pressionado no mata-mata da Libertadores.

Além disso, o treinador acumula desfalques para esse primeiro confronto com o Grêmio. Nomes como Diogo Barbosa, Marcelo, Serna, Nonato e Cano são as ausências entre os relacionados. O atual campeão busca um resultado favorável fora de casa para tentar decidir a vaga no Maracanã com mais tranquilidade. Para isso, Mano conta com a experiência do zagueiro Thiago Silva e o trio de ataque formado por Arias, Keno e Kauã Elias.

  • 13/8 (terça-feira) – Grêmio x Fluminense – 19h (Couto Pereira)
  • 20/8 (terça-feira) – Fluminense x Grêmio – 19h (Maracanã)

Botafogo

Na fase de grupos, o Botafogo se classificou em segundo, perdendo a liderança para o Junior Barranquilla pelo saldo de gols. A equipe de Artur Jorge, no entanto, vive um bom momento na temporada. Líder do Brasileirão, o Alvinegro caiu para o Bahia na Copa do Brasil e volta suas atenções para as oitavas de final da Libertadores contra o Palmeiras.

Sem Júnior Santos, lesionado, o técnico português conta com o retorno de Tiquinhos Soares e a boa fase de Luiz Henrique no ataque. Outro nome importante é o do venezuelano Savarino, que vem se destacando na criação de jogadas. Recém-chegado, o argentino Thiago Almada surge como alternativa para superar a forte marcação alviverde. Entretanto, terá que lidar com vários desfalques, como Rafael, Eduardo, Jeffinho e Pablo. Além disso, Damián Suárez não atua mais pelo clube. Diante da torcida, o time carioca tentará usar a força do estádio Nilton Santos para abrir vantagem no duelo.

Palmeiras

Líder com folga no Grupo F, o Palmeiras chega com foco total nas oitavas de final da Libertadores. Eliminado da Copa do Brasil e em quarto no Brasileirão, o Verdão mira a recuperação e não pode se dar ao luxo de cair em mais um mata-mata nesta temporada. Vindo de boa atuação no empate com o Flamengo, no Maracanã, o time comandado por Abel Ferreira tenta mostrar a sua força diante do atual primeiro colocado Campeonato Brasileiro.

A equipe paulista, aliás, tentará levar a decisão em aberto para a partida no Allianz Parque na outra semana. O treinador português não definiu se irá manter o esquema com três zagueiros, mas sabe que não terá Richard Ríos, suspenso, e Dudu, fora por questões físicas. Contudo, Estêvão, Mayke e Felipe Anderson devem reforçar o time no duelo de ida, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Abel conta ainda com Rony e Lázaro como opções no banco.

  • 14/8 (quarta-feira) – Botafogo x Palmeiras – 21h30 (Nilton Santos)
  • 21/8 (quarta-feira) – Palmeiras x Botafogo – 21h30 (Allianz Parque)

São Paulo

O São Paulo se classificou em primeiro no Grupo B e vem para o mata-mata da Libertadores com moral. O time comandado por Luis Zubeldía está em quinto no Brasileirão, crescendo de rendimento e já se garantiu nas quartas de final da Copa do Brasil. Ou seja, o Tricolor está na briga pelas três competições do segundo semestre. Para o primeiro duelo contra o Nacional, em Montevidéu, no Uruguai, o treinador são-paulino deve armar a equipe com quatro atacantes: Lucas, Luciano, Ferreira e Calleri.

Zubeldía vai voltar com a força máxima na Libertadores, após preservar titulares em jogo contra o Atlético-GO no fim de semana para chegar com elenco descansado. O São Paulo encurtou a distância para o G4 e terá condições de usar o ‘time ideal’ para o compromisso com os uruguaios. O objetivo do Tricolor é conseguir um bom resultado no Parque Central para definir a classificação na semana que vem no Morumbis.

  • 15/8 (quinta-feira) – Nacional x São Paulo – 19h (Parque Central)
  • 22/8 (quinta-feira) – São Paulo x Nacional – 19h (Morumbis)

Flamengo

Segundo colocado do Grupo E, o Flamengo reencontrará o Bolívar, líder da chave, nas oitavas de final da Libertadores. A equipe comandada por Tite segue vivo nas três frentes e bem posicionada para disputar os títulos. Terceiro colocado no Brasileirão, o Rubro-Negro eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil e agora mira no difícul rival boliviano para avançar no torneio continental.

Com um mês de agosto repleto de jogos complicados, o Flamengo ainda não engatou uma sequência de grandes atuações e vem gerando desconfiança na torcida. O time carioca também vem sofrendo com as lesões e perdeu no último domingo dois nomes importantes: o lateral-esquerdo Viña e o atacante Cebolinha. Além disso, Bruno Henrique está suspenso para este primeiro embate no Maracanã. No planejamento do clube, uma vitória com boa margem de gols seria fundamental para jogar com mais tranquilidade na altitude de La Paz na outra semana. Na fase de grupos, o Rubro-Negro fez 4 a 0 em casa e perdeu por 2 a 1 na Bolívia. A ver como será agora no mata-mata.

15/8 (quinta-feira) – Flamengo x Bolívar – 21h30 (Maracanã)
22/8 (quinta-feira) – Bolívar x Flamengo – 21h30 (Hernando Siles)