• Seleções ficam no 0 a 0, em Glasgow, pela quarta rodada
  • Portugueses perdem a chance de garantir a classificação
  • Próximos jogos pelo Grupo 1 acontecem em novembro

Escócia e Portugal ficaram no empate sem gols, nesta terça-feira, em jogo realizado no Hampden Park. Por conta do resultado, os portugueses desperdiçaram a oportunidade de garantir a classificação antecipada à próxima fase da Liga das Nações.

Com o empate, Portugal permaneceu na liderança isolada do Grupo 1, com 10 pontos. A Escócia, por outro lado, pontuou pela primeira vez na competição e seguiu na lanterna da chave, com só 1 ponto somado após quatro rodadas disputadas. Já a Croácia, que empatou em 3 a 3 com a Polônia, em Varsóvia, ficou na segunda posição. Os poloneses estão em terceiro, com 4 pontos.

Na próxima data Fifa, que será disputada em novembro, Portugal recebe a Polônia e visita a Croácia para confirmar a sua classificação para as quartas de final da Liga das Nações.

Como foi o jogo

Jogando em casa, a Escócia teve a primeira e principal chance da etapa inicial. Aos 4 minutos, Robertson recebeu de Doak e cruzou do bico esquerda da área. Mc Tominay cabeceou livre, pegando fraco na bola, e Diogo Costa fez a defesa em dois tempos. Depois disso, Portugal tomou conta da posse de bola e teve o domínio das ações.

Aos 25, em falta cobrada pela ponta direita, Nuno Mendes bateu de canhota, e Gordon saltou para defender. Cinco minutos depois, Cristiano Ronaldo tentou de bicicleta, mas mandou à esquerda do gol. O árbitro já havia marcado falta do craque português na jogada. Na reta final, CR7 e Vitinho arriscaram, mas as finalizações foram para fora.

Na etapa final, Portugal seguiu sofrendo para abrir espaços na retranca adversária e não criou chance clara de gol. A seleção visitante, aliás, pecou demais nas finalizações, principalmente com Cristiano Ronaldo e Francisco Conceição. Nas melhores tentativas, Bruno Fernandes acertou a trave ao pegar mal na bola em cobrança de escanteio.

Nos últimos minutos, Rafael Leão fez grande jogada pelo lado esquerdo da área e tocou para trás. Bruno Fernandes bateu de primeira, e Gordon espalmou e encaixou a bola em seguida. A defesa escocesa conseguiu conter o ataque português, e o duelo terminou em 0 a 0.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial