• Ele estava há duas temporadas à frente do Lakers
  • Ham chegou ao time para substituir Frank Vogel
  • O agora ex-treinador enfrentava muitas críticas da torcida e até de jogadores

Na tarde desta sexta-feira (3), o Los Angeles Lakers decidiu demitir o coach Darvin Ham. De acordo com fontes ligadas a Adrian Wojnarowski, da ESPN dos Estados Unidos, o manager da franquia, Rob Pelinka, comunicou a demissão para o técnico de 50 por telefone. Além disso, o próprio time já divulgou uma nota em suas redes sociais.

A demissão de Ham era algo que já estava dado como certo. Ele enfrentava muitas críticas da torcida e até mesmo de seus jogadores. Após uma derrota recente durante a série de primeira rodada dos playoffs contra o Denver Nuggets, Anthony Davis afirmou que, em determinados momentos, a equipe não sabia o que fazia nos dois lados da quadra, algo visto como uma indireta (bem direta) para o treinador.

Darvin Ham estava à frente o Los Angeles Lakers desde 2022, quando assumiu o posto de Frank Vogel (que comandou a equipe no título da ‘bolha’), após uma temporada de 2021/22 decepcionante, onde o time sequer foi para a pós-temporada depois de terminar com 33 vitórias e 49 derrotas.

Ham, que ainda tinha dois anos de contrato, esteve na beira da quadra comandando o time de Los Angeles em 164 partidas da temporada regular, somando 90 vitórias e 74 derrotas (54% de aproveitamento). Já em partidas de pós-temporada foram 11 vitórias e 12 derrotas, incluindo uma varrida para o Denver Nuggets na final da Conferência Oeste de 2022/23.

Ao menos, o Lakers conquistou um título sob o comando do agora ex-coach. Na primeira edição da Copa NBA, vencida com autoridade em uma final contra o Indiana Pacers.

Para ocupar o cargo vago de treinador, o Los Angeles Lakers tem alguns nomes em mente. São eles: Mike Budenholzer, Kenny Atkinson, JJ Redick e Tyronn Lue (atualmente no rival Los Angeles Clippers). Estes dois últimos têm uma ótima relação com LeBron James, onde Redick inclusive divide um Podcast com a superestrela de 39 anos.