- Com um time recheado de reservas, o Tricolor garante a vitória
- Luiz Gustavo marca pela primeira vez desde que voltou ao Brasil
- Vitória coloca o São Paulo na liderança do Grupo D do Paulista
O São Paulo venceu a Portuguesa por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Morumbis, na capital paulista, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista de 2024. Com um time recheado de reservas, o técnico Thiago Carpini conseguiu cumprir o objetivo de rodar o elenco sem perder a qualidade para garantir os três pontos. A estratégia do treinador é estar com os jogadores inteiros para a grande final da Supercopa contra o Palmeiras, no Mineirão.
Coube ao volante Luiz Gustavo, uma das grandes contratações do Tricolor do Morumbi para esta temporada, marcar o gol do time ainda no primeiro tempo. Com a vitória, o São Paulo chegou à liderança do Grupo D do Campeonato Paulista, com sete pontos ganhos. O Tricolor do Morumbi é seguido pelo São Bernardo, que tem cinco, e o Botafogo-SP, com quatro. A Portuguesa, com três, caiu para a terceira colocação do Grupo A.
O São Paulo volta a campo na próxima terça-feira em seu primeiro clássico da temporada. O adversário é o Corinthians, na Neo Química Arena. Já a Portuguesa recebe a Ponte Preta, no dia seguinte, no Canindé, na capital paulista.
Gol no primeiro tempo
O primeiro tempo teve poucas oportunidades de gol. Embora tenha escalado Calleri entre os titulares, o São Paulo fez um primeiro tempo fraco, assim como a Portuguesa. Com uma proposta de ficar mais com a bola, o Tricolor do Morumbi chegou mais vezes ao gol adversário, mas ou pecava no último passe, ou pecava na finalização. Era um jogo de baixo nível técnico.
Assim, o gol são-paulino saiu da única maneira que a equipe levava perigo: na bola parada. Depois da cobrança de escanteio realizada por Nikão, Alan Franco desviou de cabeça e Luiz Gustavo completou para o gol. Era o gol do São Paulo, o primeiro do volante desde a sua volta ao futebol brasileiro. Depois do gol, a Portuguesa tentou chegar, mas não assustou o goleiro Jandrei, titular na tarde deste sábado.
Segundo tempo fraco
O segundo tempo melhorou para o time visitante. A Portuguesa, ao contrário do primeiro tempo, fez Jandrei trabalhar em alguns momentos. No melhor deles, Victor Andrade recebeu em condições de finalizar e chutou forte para a boa defesa do goleiro reserva. Entretanto, a melhora da Lusa não foi o suficiente para a equipe chegar ao empate no confronto.
Thiago Carpini realizou ainda mais mudanças no time, mas com o placar em vantagem, o time teve tranquilidade e cautela para não se arriscar muito. No fim do jogo, Luciano marcou o segundo gol do São Paulo. Contudo, o VAR assinalou irregularidade no início da jogada protagonizada por Alisson e Wellington Rato. Então, sem mais lances relevantes no jogo, a arbitragem apitou o fim de jogo com vitória tricolor.