- Gunners seguram o atual campeão inglês, mas perde a liderança
- Partida foi marcada pelo equilíbrio e poucos lances de perigo
- Liverpool chega à liderança após vitória sobre o Brighton
Manchester City e Arsenal ficaram no 0 a 0 na tarde deste domingo na City Of Manchester, na cidade de mesmo nome, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Inglês, a famigerada Premier League. Os dois times, na ponta da tabela, protagonizaram um jogo de muito equilíbrio e poucas bolas na direção do gol. Contudo, não foi por falta de tentativa.
Principalmente pelo lado do time da casa. Precisando da vitória para chegar à ponta da tabela, os Citizens jogaram do seu modo durante os 90 minutos. Pressionou, teve a posse de bola e acionou o que tinha de melhor em seu elenco para conseguir o triunfo em casa. Entretanto, seus principais jogadores não estavam em um dia inspirado. Pep Guardiola também não esteve em seus melhores dias.
Isso porque Mikel Arteta, ex-auxiliar do badalado espanhol, parece que surpreendeu o antigo chefe. Adotou uma estratégia mais defensiva, com ênfase nos contra-ataques. Com isso, assustou os donos da casa em alguns momentos, principalmente no primeiro tempo. Guardiola não soube sair desse esquema e, muito por conta disso, não chegou ao sonhado três pontos na tabela de classificação.
Com o 0 a 0 no placar, o City chegou aos 65 pontos, dois atrás do Arsenal. Este, por sua vez, perdeu a liderança para o Liverpool, que mais cedo venceu de forma apertada o Brighton, por 2 a 1. Então, o Liverpool chegou aos 67 pontos. Vale lembrar que os três primeiros colocados na competição ainda têm nove jogos por fazer na competição. Na próxima rodada, City e Arsenal entram em campo na quarta contra Aston Villa e Luton Town respectivamente.
O jogo
Como dito acima, desde os primeiros minutos do primeiro tempo, os dois times fizeram jus aos pontos que conquistaram na tabela até aqui. Muita disputa, toque de bola, construção de jogadas e finalizações. Entretanto, neste último item, o jogo deixou muito a desejar. Isso porque o time da casa acertou pouco o gol durante todo o jogo.
O City teve as duas melhores chances do jogo neste domingo. Uma em cada tempo. Na primeira etapa, Aké raspou de cabeça na pequena área e Raya conseguiu fazer uma ótima defesa. Embora tenha sido em cima do arqueiro dos Gunners, o lance gerou uma boa manifestação das arquibancadas do City Of Manchester. No segundo, Haaland furou a finalização quando esteve livre na área.
Pelo lado do Arsenal, o time de Mikel Arteta chegou com uma postura diferente do que costuma fazer. Time com o maior número de goleadas na Premier League desta temporada, o Arsenal arriscou pouco no ataque e esperou muito o adversário. Assim, anularam os principais ataques do City e viu os seus jogadores levarem a melhor sobre os atacantes.
No segundo tempo, depois de assustar em alguns contra-ataques no primeiro, o Arsenal não conseguiu fazer o mesmo. Ou seja, se manteve na defesa e aceitou a pressão imposta do City. Sem conseguir sair, em determinado momento, Arteta se conformou com o resultado e esperou o tempo passar para comemorar o ponto sobre o favorito ao título.
Liverpool vence e assume a ponta
O Liverpool venceu o Brighton de virada por 2 a 1 na manhã deste domingo, em Anfield, em partida válida pela 30ª rodada da Premier League. Os Reds tiveram dificuldades durante a partida. Isso porque o time de Jürgen Klopp levou um gol logo aos dois minutos de jogo, com o atacante Welbeck. Com uma defesa bem postada, os visitantes resistiram o tempo que deu.
Aos 26 minutos do primeiro tempo, Luis Díaz recebeu de dentro da área e finalizou para as redes. Naquele momento, o empata já dava a ponta da tabela ao Liverpool. Contudo, para não depender do resultado do clássico que aconteceria a seguir, os Reds foram para cima do Brighton e conseguiram a vitória no segundo tempo. Aos 19 minutos, Salah marcou mais um gol decisivo para a sua equipe.
Com a vitória, o Liverpool foi a 67 pontos e retomou a liderança. O Brighton é o nono colocado, com 42 pontos. Na próxima rodada, o Brighton visita o Brentford, na quarta-feira. Enquanto isso, o Liverpool, na quinta, recebe o Sheffield United, lanterna da Premier League desta temporada, com apenas 15 pontos ganhos em 30 rodadas.