- Haaland marca os dois gols da partida em Londres
- Goleiro Ortega entra no lugar de Ederson e brilha
- Citizens passam o Arsenal e ficam perto do tetra
O Manchester City venceu o Tottenham por 2 a 0, em Londres, nesta terça-feira, em jogo adiado da 34ª rodada da Premier League. Assim, o time de Pep Guardiola reassumiu a liderança isolada, dois pontos à frente do vice-líder Arsenal. Erling Haaland marcou dois gols (um deles de pênalti) e disparou na artilharia do Inglês, com 27 gols.
Com o resultado, então, o Manchester City chegou aos 88 pontos, ultrapassou o Arsenal e recuperou a ponta da Premier League faltando uma rodada para o fim. O Tottenham, por sua vez, permaneceu nos 63 pontos e não tem mais chance de buscar uma vaga na Liga dos Campeões.
No domingo, na última rodada, sairá o grande campeão: o City só depende de si contra o West Ham, em casa, enquanto o Arsenal, em seu estádio, precisará vencer o Everton e torcer por um tropeço do time de Manchester.
Na última rodada, o Manchester City recebeu o West Ham, domingo (dia 19), às 12h (de Brasília), e confirma o título com uma vitória. O Tottenham vai só cumprir tabela contra o Sheffield United.
Como foi o primeiro tempo
A partida foi agitada e equilibrada nos primeiros 45 minutos. O Manchester City tentou tomar o controle das ações, teve mais posse de bola, mas encontrou dificuldades para criar chances. Além disso, viu o Tottenham chegar com perigo em algumas escapadas.
O time de Pep Guardiola começou pressionando e quase marcou aos 7 minutos. Walker foi lançado pela direita, entrou na área, cortou o marcador e tocou para De Bruyne, que dominou e chutou. A bola desviou na marcação e saiu rente à trave direita.
Aos 15, Holbjer afastou errado na área do Tottenham, e a bola sobrou livre para Foden bater de primeira, do bico da pequena área, mas Vicario fez grande defesa. Na metade da etapa, os Spurs equilibraram o jogo e seguraram o ímpeto dos visitantes.
Ainda assim, a melhor chance foi do City. Haaland recebeu cruzamento da esquerda e chutou de primeira. A bola bateu na marcação de Van de Ven e sobrou limpa para Bernardo Silva chutar de primeira. Contudo, o zagueiro Dragusin salvou de cabeça, na pequena área.
Como foi o segundo tempo
O ritmo acelerado continuou na etapa final. Logo aos 2 minutos, após saída de bola errada na defesa, a bola sobrou para De Bruyne na entrada da área. Então, o belga soltou uma bomba no canto esquerda, e Vicario espalmou.
Aos 6 minutos, a equipe de Manchester abriu o placar. E foi do artilheiro. Foden brigou com Romero, se mandou pela esquerda e cruzou. Bernardo Silva pegou do outro lado e rolou para De Bruyne, que cruzou rasteiro. Na pequena área, Haaland completou e mandou para o fundo da rede: 1 a 0.
Então, aos 17, Kulusevski cruzou da direita, Romero chegou de carrinho e acertou Ederson em cheio. Sentindo dores, ele recebeu atendimento no campo. Em seguida, o goleiro brasileiro foi substituído por Ortega e deixou o gramado contrariado.
Dez minutos depois, Ortega entrou em ação com defesa importante. Kulusevski passou do jeito que dava por Akanji na área e finalizou para o arqueiro do City pegar. Aos 35, nova chegada do Tottenham. Após lançamento longo, Akanji perdeu para Kulusevski, que finalizou quase sem ângulo para Ortega defender.
Seis minutos depois, o goleiro dos Citizens salvou de novo. Akanji vacilou no meio de campo, Johnson roubou a bola e Son avançou livre. Cara a cara com Ortega, ele bateu para Ortega evitar o gol dos mandantes.
Aos 44, o City conseguiu um pênalti a seu favor. Após lançamento de Foden, Doku escapou em velocidade no mano a mano com Pedro Porro, cortou par o meio e caiu. Na cobrança, Haaland bateu no canto direito alto de Vicario, que caiu do outro lado: 2 a 0, para ficar a um passo de levantar a taça.