- Citizens vencem por 3 a 1, no primeiro jogo após o Mundial
- Fora de casa, time de Guardiola sai atrás, mas vira a partida
- Foden, Álvarez e Bernardo Silva marcam no segundo tempo
Em seu primeiro jogo após o título do Mundial de Clubes em cima do Fluminense, o Manchester City venceu o Everton por 3 a 1, de virada, nesta quarta-feira. Em jogo válido pela 19ª rodada da Premier League, o time da casa saiu na frente com o gol de Harrison no primeiro tempo. Contudo, os Citizens marcaram com Foden, Julián Álvarez (de pênalti) e Bernardo Silva e garantiu o triunfo.
Com o resultado, então, o Manchester City vai a 37 pontos, ultrapassa no momento o Tottenham, que ainda joga na rodada, e pula para o quarto lugar. O Everton, por sua vez, segue em 17º na tabela de classificação, com 16 pontos, à beira da zona de rebaixamento do Inglês.
Confira como foi o jogo
No primeiro tempo, o Manchester City se impôs em campo e criou três boas oportunidades, com Matheus Nunes, Foden e Grealish. Contudo, o ataque dos visitantes parou nas boas defesas do goleiro Pickford. Aos 28 minutos, então, o time comandado por Pep Guardiola cometeu erros na saída de bola, e o Everton aproveitou para sair em vantagem no confronto.
Rodri se atrapalhou dentro da área do City e, desequilibrado, tocou em profundidade para McNeil. Pelo lado esquerdo, o camisa 7 cruzou rasteiro e achou Jack Harrison, que escorou para o fundo da rede: 1 a 0 para os Toffees. Aos 32 minutos, o autor do gol perdeu a chance de ampliar o marcador. Harrison pegou a sobra no rebote após cobrança de escanteio na área, pegou de trivela, mas Ederson fez grande defesa.
Na segunda etapa, os Citizens voltaram ao nível habitual e conseguiram o gol de empate aos 7 minutos. Após cobrança curta de escanteio, o time de Manchester rodou a bola na intermediária. Foden, então, recebeu com liberdade, soltou a bomba de canhota e mandou no cantinho esquerdo para fazer 1 a 1. Aos 18, Onana bloqueou chute de Aké com o braço dentro da área, e o árbitro marcou pênalti para os visitantes.
O argentina Julián Álvarez bateu no meio do gol, Pickford raspou com o pé na bola, mas ela entrou: 2 a 1. Ainda deu tempo de sair o terceiro gol do City aos 41. Fora da sua área, Pickford tentou dar um chutão. A bola desvio em Álvarez, bateu em Braithwaite e sobrou para Bernardo Silva, que chapou do bico direito da área e mandou na bochecha da rede para dar números finais ao confronto.
Na próxima rodada, que acontecerá ainda em 2023, o Manchester City recebe o lanterna Sheffield United, enquanto o Everton visita o Wolverhampton. As duas partidas serão disputadas no próximo sábado (30), às 12h (de Brasília).