• Técnico de 62 anos estava sem clube desde que saiu do Corinthians
  • Mano terá a missão de salvar o Tricolor na luta contra o rebaixamento
  • Time carioca está em último no Brasileirão, com 6 pontos em 13 jogos

Antes de mais nada, vamos falar sobre o Fluminense, que anunciou a contratação de Mano Menezes para o cargo de técnico. De acordo com o site ‘Globo Esporte’, ele aceitou a proposta do Tricolor e terá a missão de tentar salvar o time, que está na lanterna do Brasileirão, com só 6 pontos em 13 jogos. O contrato vale até o fim deste ano.

Ele comandará seu primeiro treino à frente do Fluminense na terça-feira, no CT do clube. A estreia ocorrerá nesta quinta, diante do Internacional, no Maracanã. Com Mano, chega ao Tricolor o seu auxiliar Sidnei Lobo.

Mano, portanto, chegará para mudar a filosofia de jogo da equipe, que foi comandada por dois anos e dois meses por Fernando Diniz. No período, aliás, o clube ganhou a Libertadores e o Carioca de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024.

O presidente Mário Bittencourt havia afirmado anteriormente que Marcão poderia comandar o Fluminense até dezembro. Porém, após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, a diretoria mudou de ideia. Mário e os diretores Paulo Angioni e Fred entenderam que era necessário contratar um treinador com histórico no Brasileirão e com perfil mais defensivo e equilibrado.

Após contatos no último fim de semana, Mano Menezes mostrou-se disposto a aceitar o desafio. Inclusive, o técnico conversou com os dirigentes do Tricolor e passou o que acredita ser necessário para mudar o elenco e buscar a urgente reação no campeonato.

Mano Menezes, vale lembrar, está desempregado desde fevereiro deste ano, quando deixou o Corinthians. Portanto, ele terá sua primeira passagem como técnico do Fluminense. No Rio de Janeiro, aliás, já dirigiu o Flamengo, em 2013.

Títulos de Mano como técnico

O treinador gaúcho de 62 anos acumula na carreira três títulos da Copa do Brasil. Um com o Corinthians em 2008, e dois com o Cruzeiro, em 2017 e 2018. Além disso, venceu a Série B duas vezes, por Grêmio e Corinthians. Ele também conquistou cinco estaduais entre Rio Grande do Sul (2), São Paulo e Minas Gerais (2) e foi medalha e prata com a Seleção nas Olimpíadas de Londres-2012.

Mano ainda comandou a seleção brasileira principal. Em 2010, quando disputava o título do Brasileirão pelo Corinthians, foi contratado pela CBF após negativa de Muricy Ramalho. O Fluminense acabou se sagrando campeão brasileiro daquele ano.