Primeiramente, Lionel Messi ganhou sua sétima Bola de Ouro da revista France Football. Assim, o argentino igualou recorde de Pelé como maior vencedor do prêmio.
Antes, o craque do PSG e da seleção argentina já havia recebido a Bola de Ouro nos anos de 2009, 2010, 2012, 2015 e 2019.
Portanto, com a conquista, Messi se isola como principal vencedor da Bola de Ouro. Assim, tem dois troféus a mais que o português Cristiano Ronaldo.
Agora, o camisa 30 do PSG tem 7 Bolas de Ouro. São quatro delas unificadas com a Fifa, e mais dois prêmios de Melhor do Mundo.
Sendo assim, Messi superou o atacante polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. O volante brasileiro naturalizado italiano Jorginho, do Chelsea, foi o terceiro.
Ao discursar, Messi afirmou que Lewandowski deveria ter sido premiado em 2020. Naquele ano, a France Football não organizou o evento por conta da pandemia.
– Robert, você ganhou ano passado merecidamente, e espero que a France Football possa outorgar esse prêmio a você – disse o argentino ao artilheiro do Bayern.
Porém, mesmo sem levar o prêmio de melhor do mundo, Lewandowski ganhou o troféu de Artilheiro do Ano. Fez 64 gols em 54 jogos.
Confira os 10 melhores jogadores no prêmio Bola de Ouro:
- Messi
- Lewandowski
- Jorginho
- Benzema
- Kanté
- Cristiano Ronaldo
- Salah
- Kevin de Bruyne
- Mbappé
- Donnarumma
Importância do título da Copa América
Na temporada passada, Lionel Messi jogou 47 partidas pelo Barcelona. Foram 38 gols e 12 assistências. Ele ainda ganhou a Copa do Rei pelo time espanhol.
Por outro lado, pela seleção argentina Messi foi muito importante. Fez seis gols e deu cinco assistências em 13 jogos. Brilhou na conquista da Copa América.
Nela, o craque terminou a competição como artilheiro e melhor jogador. Além disso, foi campeão com a Argentina após final contra o Brasil no Maracanã.
– Muito desse prêmio vem do que fizemos na Copa América. Eu quero dividir esse prêmio com meus colegas de seleção – afirmou Messi, durante a cerimônia.
Vale reforçar que a votação da France Football foi feita por 180 jornalistas do mundo todo. Em 2020, não houve premiação por causa da pandemia.
No total, 30 jogadores foram indicados pela revista francesa como os melhores do ano. A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira, em Paris.
Único brasileiro na lista (tirando Jorginho), o atacante Neymar ficou na 16ª posição. Logo, foi sua pior em todas as suas sete aparições no prêmio.
Além disso, esta eleição não tem mais relação com o prêmio Fifa The Best, que será realizado somente no dia 17 de janeiro, na Suíça.
Donnarumma vence prêmio de melhor goleiro
Agora é hora de falar de Gianluigi Donnarumma, o melhor goleiro da temporada. Ele conquistou o Troféu Yashin de 2021, na festa da Ballon D’Or.
Atualmente no PSG, o goleiro da seleção italiana confirmou o favoritismo. Ele superou nomes como Mendy, Oblak, Éderson e Neuer na reta final de premiação.
Além disso, Donnarumma foi um dos destaques da Itália na conquista do título da Azzurra na Eurocopa-2021. Ele foi escolhido o craque do torneio.
Então, o italiano levou a segunda edição do prêmio para melhor goleiro na temporada. O brasileiro Ederson, do Manchester City, ficou com a quarta colocação.
Portanto, o Troféu Yashin foi criado em 2019. Ele leva o nome do lendário goleiro russo, único da posição a vencer uma Bola de Ouro.
Alexia Putellas vence a Bola de Ouro
No futebol feminino, o grande nome foi a espanhola Alexia Putellas. A atacante do Barcelona levou a Bola de Ouro como melhor jogadora do mundo.
Afinal, Alexia foi campeã da Champions League Feminina, do Campeonato Espanhol e da Copa da Rainha com o Barcelona. Ela está no auge da carreira.
– Gostaria de agradecer a todas as minhas colegas, com quem joguei e com quem jogo hoje. É um prêmio individual, mas divido com vocês – falou.
Na reta final da premiação, Alexia se destacou. Ela conseguiu superar Jenniffer Hermoso (Barcelona), Sam Kerr (Chelsea) e Lieke Martens (Barcelona) e Vivianne Miedema (Arsenal).
Com a conquista da Bola de Ouro, a jogadora espanhola se torna a principal favorita para leva também o prêmio The Best, promovido pela Fifa.
Além disso, o meia Pedri, do Barcelona, de 19 anos, ganhou o Troféu Kopa de 2021. Ele é dado ao melhor jogador sub-21 da temporada.
Fifa divulga indicados ao Prêmio Puskás
Antecipadamente, a Fifa divulgou os candidatos ao Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada. Sendo assim, foram anunciados os 11 jogadores finalistas de 2021.
Entre os lances selecionados pelo júri da Fifa para eleição, não há gol de representantes brasileiros. É a segunda vez que isso ocorre desde 2009.
Somente em 2017 que o Brasil não teve representante entre os escolhidos para o Prêmio Puskás. Vale lembrar que o país ganhou em duas oportunidades.
Primeiramente com Neymar, em 2011, e depois com Wendell Lira, em 2015. Em 2020, o uruguaio Arrascaeta disputou com o golaço de bicicleta pelo Flamengo.
Então, vale destacar que a lista de candidatos foi apontada por especialistas selecionados pela Fifa. Agora, foi aberta uma votação para escolher o mais bonito.
Ou seja, um júri de ícones do futebol, ex-jogadores e técnicos terão peso dividido com enquete aberta para fãs no site do The Best.
Logo, o vencedor do Prêmio Puskás vai ser conhecido durante a cerimônia marcada para o dia 17 de janeiro de 2022, em Zurique, na Suíça.