• Ayrton Lucas e Pedro, de pênalti, marcaram os gols do Flamengo
  • Equipe treinada por Tite chega aos 47 pontos e está em terceiro
  • Cruzeiro se mantém com 31 pontos e fica perto do Z4

O Flamengo foi bem e venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em um jogo onde todos os holofotes estavam no banco de reservas por conta da estreia de Tite comandando o Rubro-Negro, o time carioca se acalmou depois de um início ruim e construiu um placar favorável na primeira etapa. Assim, não levou sustos no segundo tempo e trouxe os três pontos para casa.

Ayrton Lucas e Pedro, cobrando pênalti, fizeram os gols do Flamengo no fim do primeiro tempo. Com a vitória, o Rubro-Negro chegou aos 47 pontos e assumiu a terceira colocação na competição. Neste momento, está a dois pontos do Red Bull Bragantino, o vice-líder, e a onze do líder Botafogo. Já o Cruzeiro, estacionou nos 31 pontos e agora está a apenas um da zona de rebaixamento.

Os dois times voltam a campo no próximo domingo. Enquanto o Flamengo encara o Vasco no Maracanã, o Cruzeiro vai até a Arena MRV e pega o Atlético-MG, pela primeira vez na história, em sua nova casa.

Primeiro tempo com dois momentos

O primeiro tempo começou com o Cruzeiro marcando o Flamengo em cima, no campo defensivo. As linhas altas do time comandado por Zé Ricardo dificultaram bastante o time rubro-negro. Sem saída e mostrando um pouco de falta de costume com os pedidos do seu novo técnico, os jogadores do time carioca demoraram a entrar na partida de fato. Para o desespero do estreante da noite.

A primeira jogada de perigo saiu depois de uma falta cobrada por Matheus Pereira. Fechada, assustou a defesa do Flamengo, mas a bola foi para fora. As faltas começaram a crescer no jogo, principalmente pelo lado do time carioca. Thiago Maia levou cartão amarelo nos primeiros minutos. Isso limitou bastante o jogador. Foi então que o Cruzeiro quase abriu o placar aos 16 minutos. Marlon cruzou e Ian Luccas cabeceou para a grande defesa de Rossi.

A partir de então, sob os gritos e orientações de Tite, os jogadores do Flamengo começaram a se organizar. As jogadas começaram a sair e Gerson e Everton Ribeiro passaram a se aproximar. Ayrton Lucas foi outro que entrou no jogo. E assim foi dele o primeiro gol do jogo. Depois de uma jogada pela esquerda, Bruno Henrique cruzou e Pedro disputou com o zagueiro. A bola sobrou para o lateral, que limpou o zagueiro antes de tocar para o gol.

O Flamengo ainda comemorava o gol, quando o time chegou novamente. A jogada em velocidade chegou em Wesley, que acabou derrubado na área. O árbitro marcou pênalti. Nem precisou ser analisado pelo VAR. Pedro pegou a bola para cobrar o pênalti. Bateu e fez o segundo gol do jogo, o segundo gol do Flamengo. Era o 2 a 0 para dar tranquilidade no segundo tempo.

Flamengo controla bem o segundo tempo

Os primeiros minutos do segundo tempo tiveram o Flamengo controlando bem o jogo e o Cruzeiro tentando chegar. Mas a dificuldade de superar o time rubro-negro, aliado aos protestos dos torcedores, foram cruciais para o Cruzeiro não conseguir chegar a pelo menos um gol no início do jogo. Pior, nem sequer finalizou o gol do argentino Rossi.

A primeira chegada de perigo foi com o Flamengo. Depois de uma boa jogada do ataque, mais uma, Pedro subiu mais do que todo mundo e cabeceou, mas a bola bateu em Castán, que estava de costas, mas evitou o pior. No escanteio, Jussa tirou e Pulgar colocou mais uma vez a bola para a área. Fabrício Bruno conseguiu finalizar de cabeça e a bola foi para fora.

A entrada de Nikão melhorou a vida da Raposa, muito embora tenha começado uma pequena pressão, o time mineiro não criou grandes lances de perigo. A não ser em um chute forte de Lucas Silva, que Rossi soltou, mas a defesa do Flamengo conseguiu tirar antes mesmo da chegada do ataque cruzeirense. Os minutos foram passando e o ímpeto mineiro acabando.

Tite, então, colocou os três principais jogadores que tinha no banco. Gabigol, Arrascaeta e Cebolinha. Os três deram nova dinâmica ao ataque rubro-negro. Logo no primeiro lance com participação dos três, Gabigol finalizou de dentro da área. A bola foi para fora. Sem mais força para atacar, o Cruzeiro baixou as linhas e esperou o tempo passar para não levar o terceiro gol. Assim, fim de jogo e vitória do Flamengo.