• Barcelona foi melhor no jogo e teve vantagem nos confrontos
  • Lewandowski abre o placar, mas Osimhen empata a partida
  • Equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 12 de março

Napoli e Barcelona ficaram no 1 a 1 nesta quarta-feira, no Diego Armando Maradona, em Nápoles, na Itália, em partida válida pelas oitavas de final da Champions League em sua temporada de 2023/24. O Barcelona foi melhor durante todo o jogo e nem parecia o time que patina toda semana no Campeonato Espanhol, a LaLiga.

Contudo, a equipe treinada por Xavi Hernández demorou para abrir o placar, o que ocorreu apenas aos 14 minutos do segundo tempo. Mas nem mesmo com 11 finalizações a 1 no jogo, o Barça foi capaz de garantir a vitória. O Napoli chegou ao empate, aos 29, com o seu artilheiro Osimhen. No fim, por muito pouco o time espanhol não chegou ao segundo gol com Gündogan.

Com o empate, as duas equipes chegam para o segundo jogo, marcado para o dia 12 de março, em igualdade de condições. Quem vencer, leva a vaga para as quartas de final. Se persistir o empate, prorrogação e pênaltis. Os dois times entram em campo neste fim de semana. O Napoli visita o Cagliari. Equanto isso, um dia antes, o Barcelona recebe o Getafe.

Barcelona melhor no primeiro tempo

O primeiro tempo começou quente no Diego Armando Maradona. A equipe visitante partiu para cima e nem parecia aquela equipe burocrática do Campeonato Espanhol. Logo aos três minutos, Gündogan recebeu livre e teve espaço para acionar Lamine Yamal, que finalizou por cima do gol de Meret. Era a primeira chance do jogo antes dos cinco minutos.

O Barça seguiu em cima e chegou novamente cinco minutos depois. Dessa vez, Yamal iniciou a jogada e chutou forte para a defesa de Meret. No rebote, Gündogan tentou repor a bola para o meio da área. Contudo, ninguém chegou para completar. Depois dessa pressão inicial, o Napoli, mesmo sem conseguir agredir o Barcelona, equilibrou o jogo.

A equipe espanhola, depois do acerto da defesa napolitana, só conseguiu chegar com perigo aos 21 minutos. Cancelo fez grande jogada e cruzou na medida e rasteiro para o centroavante Lewandowski. Na finalização, o arqueiro Meret conseguiu fazer a defesa e evitar o gol do Barcelona na cidade italiana.

Em seguida, o lance continuou. Gündogan, grande articulador da equipe espanhola na primeira etapa, arriscou de fora da área e Meret foi mais uma vez buscar a salvar a equipe de levar o gol dos visitantes. Ou seja, o goleiro do Napoli garantiu o 0 a 0 no placar na tarde desta quarta-feira no primeiro tempo de jogo.

Duelo de artilheiros

A dupla Yamal e Gündogan estava afiada. As principais jogadas do primeiro tempo saíram dos pés dos dois. Na segunda etapa, logo no minuto de número três, mais uma jogada dos dois, mas que chegou nas mãos do goleiro Meret. Da mesma forma, o Barça começou bem a segunda etapa e, ainda mais, pressionando o time da casa nos primeiros minutos.

A dupla ainda chegou mais uma vez aos cinco minutos, mas nada que pudesse gerar algum perigo ao time da casa. A pressão espanhola deu resultado aos 14 minutos, quando Lewandowski abriu o placar. O polonês recebeu de Pedri, tirou a marcação e chutou no canto de Meret. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Barcelona.

Depois do gol, Pedri ainda tentou de fora da área e Meret, grande destaque do jogo até então, quase aceitou. Naquele momento, o Barcelona tinha 11 finalizações e o Napoli apenas uma no jogo inteiro. Logo depois do dado importante do jogo, o Napoli subiu as suas linhas e foi para cima do Barça. Não demorou muito para começar uma pressão sobre a equipe espanhola.

Foi então que o time da casa chegou ao empate com o seu artilheiro. Osimhen recebeu na entrada da área, aos 29 minutos, girou sobre Iñígo Martínez e chutou colocado no canto direito de Ter Stegen. Era o gol de empate: 1 a 1. A virada, contudo, não veio. O Barça, por sua vez, por muito pouco não faz o segundo com Gündogan. Mas no fim, 1 a 1.