• Newcastle marca dois gols no primeiro tempo e avança
  • Chelsea chegou a pressionar, mas ficou pelo caminho
  • Newcastle aguarda para saber o seu adversário nas quartas

O Newcastle mostrou consistência no ataque e na defesa para vencer o Chelsea por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira, no St. James’ Park, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, em jogo único. Os donos da casa, que haviam perdido por 2 a 1 para os Blues no último fim de semana, mas pela Premier League, não tomou conhecimento e não se abalou diante do gigante londrino. Diante do seu torcedor, avançou as linhas e marcou duas vezes no primeiro tempo. Isak, após bobeada de Renato Veiga, e Disasi, contra, fizeram os gols da vitória.

Pelo lado dos Blues, o jogo foi cercado de bobeadas da defesa. Primeiro, na saída de bola de Veiga que resultou no gol de Isak. Depois, no gol contra do zagueiro Disasi. Neste lance, o goleiro Jörgensen estava na bola, mas foi interceptado pelo companheiro, que completou para o gol. Assim, os Blues, embora tenham pressionado no segundo tempo, não tiveram ímpeto para diminuir a contagem e flertar com um possível empate.

Com a vitória, o Newcastle segue com o sonho de conquistar pela primeira vez o torneio. A equipe de St. James’ Park tem dois vices. Agora, o time que tem os brasileiros Joelinton e Bruno Guimarães, aguarda o sorteio para saber o adversário nas quartas de final. Além do Newcastle, Brentford, Southampton, Arsenal, Liverpool, Manchester United, Tottenham e Crystal Palace se classificaram.

O Newcastle volta a campo neste fim de semana pela Premier League. Neste sábado, no St. James’ Park, o time recebe o Arsenal. No domingo, o Chelsea tem pela frente o Manchester United, em Old Trafford.

Newcastle domina o primeiro tempo

No reencontro entre as duas equipes, o primeiro tempo começou de forma bem diferente do que ocorreu há alguns dias em Stamford Bridge. Desta vez, no St. James’ Park, a equipe da casa começou impondo o seu ritmo desde os primeiros minutos. Entretanto, quem começou com uma finalização perigosa foi Dewsbury-Hall, do Chelsea, que testou o goleiro Pope no primeiro minuto. A resposta veio no minuto seguinte, com o brasileiro Joelinton. Após receber em velocidade, o atacante acertou a trave de Jörgensen.

Os donos da casa tinham a bola, mas não conseguiam ser contundentes. Portanto, o Chelsea aproveitava essas tentativas frustradas de construção de jogadas para atacar. Numa dessas jogadas, Renato Veiga conseguiu a finalização. A bola ainda bateu na defesa antes de sair para escanteio. Assim como João Félix, que da entrada da área isolou e não acertou o gol de Pope.

Ou seja, o Newcastle, como dito acima, trabalhava bem a bola, mas vacilava na hora de concluir. E mais: abria espaços para o perigoso time londrino. Foi então que aos 22 minutos, Renato Veiga tentou sair jogando e errou. Tonali deixou Isak de frente para Jörgensen e tocou na saída do goleiro dos Blues. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro dos donos da casa.

O gol deixou o jogo melhor para o Newcastle. Além do volume de jogo, as finalizações estavam acontecendo. Tonali finalizou com perigo dois minutos depois do gol, o que dava a mostra de que poderia sair mais um. Assim, não demorou muito para sair o segundo: Isak levantou para a área, a bola ainda desviou no defensor do Chelsea antes de Willock finalizar de cabeça. Disasi não conseguiu cortar e colocou para dentro.

Segundo tempo morno

O segundo tempo começou com o Chelsea tentando pressionar os donos da casa. Mas embora tivesse mais a bola, não conseguia furar a defesa do Newcastle. Bem postada e de forma segura, o time da casa segurou bem o ímpeto dos londrinos. Tanto é que quem começou chegando com perigo na segunda etapa foi o lateral Hall, que fez Jörgensen trabalhar.

Em seguida, começou uma série de lances de perigo do Chelsea. Sem conseguir penetrar na defesa, os chutes de longa e média distância começaram a ser usados pelos Blues. Dewsbury-Hall e Enzo Fernández arriscaram, mas as duas finalizações bateram na defesa do Newcastle. Cucurella foi outro que teve a finalização batendo na defesa.

O técnico dos Blues, Enzo Maresca, mexeu no time e colocou alguns atacantes. A equipe melhorou e passou a jogar mais no campo defensivo dos donos da casa. Schär, pelo time da casa, chegou a marcar, mas estava em impedimento. João Félix, por sua vez, teve a melhor chance do segundo tempo, quando recebeu em velocidade e tirou do goleiro Pope, mas mandou para fora.

Assim, o jogo foi se encaminhando para o fim. Mas ainda deu tempo de Osula chutar uma bola na trave. Não deu tempo para mais nada. Era a vitória do Newcastle e a classificação em pleno St. James’ Park. Rumo às quartas de final.