- Serginho marcou o único gol da partida no Maior do Mundo
- Léo Jardim teve boa atuação e conseguiu evitar o empate
- Cruzmaltino chega aos 16 pontos e já vê fuga do Z-4
O Vasco venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na manhã deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2023. O Vasco mostrou mais uma vez evolução nas mãos de Ramón Díaz e, pelo menos nos primeiros minutos, impôs uma forte pressão sobre uma equipe que, embora esteja em má fase, é mais qualificada e tem melhores jogadores em seu plantel.
Serginho aproveitou um rebote de Everson após uma cabeçada de Vegetti e marcou o gol do Vasco na partida. Com a vitória, o Cruzmaltino chegou aos 16 pontos e subiu uma posição na tabela. Neste momento, apenas dois pontos separam o Vasco da saída da zona do rebaixamento. Neste momento, o time carioca é o 18°. Enquanto isso, o Galo tem 27 pontos e se encontra na 11ª posição.
Vasco se impõe no primeiro tempo
O primeiro tempo começou acelerado para o time da casa. Empurrado pela sua torcida, que lotou o Maracanã, o Vasco foi para cima e abriu o placar logo aos quatro minutos. Lucas Piton cruzou na cabeça de Vegetti. O argentino cabeceou e Everson fez grande defesa, mas no rebote, Serginho estufou as redes. Era o primeiro gol do jogo, logo no primeiro ataque do Vasco.
O gol deixou o Vasco ainda mais empolgado. Tanto é que seguiu em cima do Galo e, sempre pelo lado esquerdo com Lucas Piton, foi perigoso. Hulk, mostrando que o Atlético-MG não sentiu o gol, tentou de falta, mas a bola foi para as mãos de Léo Jardim. Igor Gomes foi outro que tentou de longe. Dessa vez, mandou para fora. O Vasco, então, respondeu. Como dito acima, sempre pelo lado esquerdo.
Aos 12 minutos, também pelo lado esquerdo, Lucas Piton chegou em velocidade e cruzou. Vegetti se antecipou a Everson e cabeceou no travessão. Por muito pouco o Vasco não ampliou. Mas o ímpeto do Cruzmaltino foi acabando aos poucos. Com isso, o Galo foi melhorando e tomando conta das ações ofensivas do jogo. Foi então que Hulk e Paulinho começaram a aparecer.
O camisa 7, inclusive, recebeu um bom cruzamento de Guilherme Arana. De peixinho, o ídolo da massa atleticana cabeceou para fora e perdeu grande chance. O time da casa ficou, então, um bom tempo sem conseguir sair. Vegetti teve uma oportunidade de finalizar de longe, mas foi travado. A melhor chance veio mesmo com Paulinho, que recebeu de Hulk e chutou cruzado. Outra grande chance de empatar que o time mineiro desperdiçou.
Chuva atrapalha o segundo tempo
O segundo tempo começou acelerado, assim como o primeiro. Mas dessa vez, o Galo que foi para cima do Vasco. Precisando do empate, os jogadores de frente do time mineiro trocaram passes depois de roubarem a bola de Praxedes. Até que Paulinho deixou com Hulk, de frente para o gol. O camisa 7 chutou forte e Léo Jardim fez a defesa. O jogador não conseguiu finalizar do jeito que queria.
Depois do primeiro lance do Galo, o Vasco acordou, assim como a sua torcida na manhã/tarde chuvosa do Rio de Janeiro. Aos 10 minutos, Vegetti recebeu de costas e passou de calcanhar para Gabriel Pec. O jovem atacante, de frente para Everson, tocou para fora. Minutos depois, foi a vez de Vegetti receber um bom passe pela direita e entrar na área. Contudo, na hora da finalização, o camisa 99 escorregou.
Então, o Galo chegou com perigo novamente em uma cobrança de falta pelo lado direito da área de Léo Jardim. Embora Hulk tenha cobrado bem e com força, o goleiro vascaíno fez boa defesa e mandou para escanteio. O mesmo Hulk exigiu ainda uma ótima intervenção de Léo Jardim em um chute cruzado. O Vasco ainda teve uma boa oportunidade com Paulinho, que cobrou uma falta no travessão. E foi só. Vasco com mais três pontos.