• Depois do início ruim, norueguesas conseguem a classificação
  • Noruega passa em segundo do Grupo A, com quatro pontos
  • Líder, a Suíça empatou com a Nova Zelândia e avançou

A Noruega se recuperou do início ruim e goleou a seleção das Filipinas por 6 a 0, na madrugada deste domingo, no Estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, pela rodada de número três do Grupo A da Copa do Mundo Feminina. Como dito acima, depois de começar o Mundial com uma derrota para as donas da casa, as norueguesas conseguiram se recuperar e chegar às oitavas de final.

Sophie Haug foi a grande destaque do jogo, com três gols. Foi dela os dois primeiros, ainda no primeiro tempo. Caroline Graham Hansen, Guro Reiten e Alicia Barker, contra, fizeram os outros gols das meninas norueguesas. Com o resultado, a Noruega chegou aos quatro pontos e passou na segunda colocação da chave. Ficou um ponto atrás da Suíça, que se classificou na liderança do Grupo A. Espanha ou Japão, do Grupo C, estão no caminho das classificadas desta chave.

Primeiro tempo arrasador

Diferentemente do que ocorreu nas últimas partidas, a Noruega tomou conta das ações ofensivas desde os primeiros minutos da etapa inicial. Ou seja, não demorou muito para abrir o placar. Era apenas questão de tempo e pouco tempo. Sophie Haug. Ela recebeu um longo cruzamento da direita e completou com a perna direita, encobrindo a arqueira filipina.

Aos 17 minutos, Haug recebeu um novo cruzamento do mesmo local. Desta vez, ela estava na marca do pênalti e subiu mais do que todo mundo para marcar. Era o segundo gol da partida, o segundo de Sophie Haug. A centroavante deu muito trabalho para as adversárias. Logo após o segundo gol, ela ainda teve duas oportunidades. Uma de cabeça e outra que ela finalizou de letra.

A camisa 10 do time Caroline Graham Hansen não tomou conhecimento da defesa filipina e, mesmo com todas elas na área, arriscou o chute de longe e acertou o canto da meta de McDaniel, que nada pôde fazer. Depois do terceiro gol, a Noruega baixou um pouco a temperatura e viu as adversárias tentaram uma reação antes do fim da primeira etapa, mas não houve.

Três vira, seis acaba

O segundo tempo começou com o gol contra da lateral-direita Alicia Barker, logo aos três minutos. Se de alguma forma, a seleção das Filipinas tivesse em mente alguma reação, naquele momento tudo acabou. O 4 a 0 no placar no início motivou as duas seleções somente a esperar a arbitragem apitar o fim do jogo. Mas demorou poucos minutos para o outro gol sair.

Guro Reiten sofreu pênalti depois de um contra-ataque rápido da Noruega, McDaniel conseguiu fazer a defesa, mas na sobra, Reiten ficou no chão. O VAR analisou o lance e assinalou a penalidade máxima. Ela mesmo cobrou e fez o 5 a 0 nas Filipinas. As meninas das Filipinas ainda tiveram a lateral-direita Sofia Harrison expulsa do jogo. Ela, que havia entrado no lugar de Barker momentos antes, ficou fora do jogo.

Então, com um a mais em campo, a Noruega começou a perder muitas chances de gol. Mas ainda teve tempo de mais um. Sophie Haug. A centroavante, mais uma vez de cabeça, recebeu um cruzamento da esquerda e conseguiu deslocar a arqueira filipina. Decretou-se, assim, a maior goleada da competição até agora. E classificação da Noruega.

Suíça vai às oitavas e elimina a Nova Zelândia

Afinal, as suíças conseguiram segurar o 0 a 0 com as donas da casa, na manhã deste domingo, no Forsyth Barr, e passaram às oitavas de final da Copa do Mundo em primeiro lugar no Grupo A. Com quase 26 mil pessoas no estádio, a Nova Zelândia ficou fora da competição. A seleção foi a primeira anfitriã a ficar fora do Mundial. Nesta segunda-feira, a Austrália tenta passar pelo Canadá por uma vaga na próxima fase da competição.

Portanto, com a torcida contra, a Suíça não teve vergonha de jogar com o que tinha de melhor: a defesa. Contudo, sofreu durante boa parte do primeiro tempo e levou bola na trave. Mas contou com um bom jogo de sua marcação, que conseguiu evitar o pior. No segundo tempo, a seleção da Suíça equilibrou mais as ações, mas nada que mudasse o placar do jogo. Por fim, 0 a 0 foi o placar.