• Suíça abre o placar, mas Inglaterra empata logo depois
  • Akanji, do City, cobra pênalti nas mãos de Pickford
  • Inglaterra aguarda vencedor de Holanda e Turquia

A Inglaterra venceu a Suíça, por 5 a 3, nos pênaltis, após o empate em 1 a 1, na tarde deste sábado, na Arena Düsseldorf, na Alemanha, em jogo válido pelas quartas de final da Eurocopa de 2024. Em um jogo que não teve emoção durante os 90 minutos, a Inglaterra soube mostrar tranquilidade e maturidade de, mesmo levando um gol quase aos 30 do segundo tempo, buscar o empate logo em seguida.

Embolo marcou o gol suíço, mas cinco minutos depois, Saka, o melhor jogador do dia, fez o gol do empate. Depois dos 30 minutos de domínio da Suíça na prorrogação, Akanji, jogador do Manchester City, perdeu a cobrança de pênalti. Ao cobrar fraco, facilitou a vida de Pickford, que fez a defesa. Na última penalidade, Alexander-Arnold marcou e comemorou a classificação.

Com o resultado, a Inglaterra volta a disputar a semifinal. Assim como em 2021. Vale lembrar que os ingleses são os atuais vice-campeões da competição. Na próxima quarta-feira, a Inglaterra aguarda o vencedor de Holanda e Turquia para disputar uma vaga na decisão, em Dortmund, no Sgnal Iduna Park.

O jogo

O primeiro tempo não empolgou. As duas equipes com estratégias já conhecidas e com suas dificuldades. Enquanto a Inglaterra tentava controlar o jogo e furar a retranca da Suíça. Por sua vez, os suíços tinham uma ideia clara: sair em velocidade nas transições rápidas. Mas nem os ingleses, nem a Suíça conseguiram desempenhar bem esse papel. Assim, mesmo com Saka fazendo a maioria das jogadas, a Inglaterra ficou devendo. O 0 a 0 no placar refletiu exatamente o que ocorreu nos primeiros 45 minutos de jogo.

Na segunda etapa, o panorama foi o mesmo por, pelo menos, por cerca de 25 minutos. Isso porque a Suíça adiantou as linhas e passou a pressionar os ingleses. Foi então que aos 29 minutos, Schär deu ótimo passe para Ndoye na ponta direita. O camisa 19 cruzou rasteiro e Embolo na pequena área completa para o gol de Pickford. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro da Suíça.

Para quem pensou que a Inglaterra iria se desesperar, se enganou. O time treinado por Gareth Southgate, foi para cima e chegou ao empate cinco minutos depois. Saka recebeu com liberdade pelo lado direito e finalizou com a perna esquerda, de curva. Sommer não teve chances. Um bonito gol inglês, o de empate: 1 a 1. Após o gol, as duas equipes deixaram os minutos passarem para chegar à prorrogação.

Suíça pressiona

A prorrogação começou mais movimentada do que os outros 90 minutos. Em quatro minutos, foram duas finalizações. Um de cada time. Schär, pelo lado suíço, enquanto Rice obrigou Sommer a fazer ótima defesa. Aos 11 minutos, somente, mais uma finalização. A Inglaterra mais uma vez chegou, mas desta vez com Bellingham. Sommer pegou firme.

No segundo tempo da prorrogação, a Suíça foi um pouco mais à frente. Aos oito minutos, Schär teve a chance de finalizar, mas a bola foi para fora. Minutos depois, em cobrança de escanteio, Shaqiri tentou mandar direto para o gol de Pickford. A bola foi no travessão. Dois minutos depois, Pickford fez grande defesa no chute de Amdouni. Mas sem gols, a disputa pela vaga na semifinal foi para as penalidades máximas.

Pickford brilha

Palmer foi para a primeira cobrança. O camisa 24 bateu e fez o primeiro da Inglaterra. Akanji foi o primeiro a cobrar para a Suíça. Cobrou fraco e facilitou a vida de Pickford, que fez a defesa. Bellingham, então, cobrou o segundo. De forma perfeita, deslocou Sommer e fez o segundo gol inglês. Schär fez o primeiro da Suíça. O autor do gol inglês, Saka, pegou a bola para bater o terceiro e fez: 3 a 1.

Shaqiri marcou o segundo gol suíço. Mantendo, assim, a equipe na disputa. Toney fez o quarto dos ingleses e aproximou a equipe da semifinal. Amdouni deslocou Pickford e manteve mais uma vez a Suíça na Euro. Alexander-Arnold pegou a bola para classificar a seleção inglesa e assim o fez. Inglaterra na semifinal.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial