- Peixe precisaria chegar a sétima colocação na tabela
- Clube paulista sofre com mudança de regulamento da CBF
- Em junho, presidente afirmou que receberia um convite
O Santos está fora da Copa do Brasil de 2024. A equipe, que ainda busca um lugar na Série A no ano que vem, não tem mais chances de disputar a competição de mata-mata mais rentável do país. Depois de passar o ano com problemas financeiros, troca de técnico e até escândalo com um dirigente (acusado de assédio), agora, o Santos terá de se contentar em conquistar a vaga na competição apenas na edição de 2025.
Isso porque pela nova regra da CBF, para que o Peixe fique com a vaga, é necessário que o clube fique como o melhor colocado entre os clubes que não disputarão a Copa Libertadores. Neste momento, essa posição está com o Athletico Paranaense, que tem 52 pontos, e está na sétima posição. Ou seja, nove a mais do que o time da Baixada Santista.
Então, essa alteração da regra coloca os Estaduais com uma importância maior do que nos últimos anos. Neste momento, as competições de cada estado são a via principal para a classificação. No Campeonato Paulista, por exemplo, Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram vagas nesta temporada por suas campanhas. O Santos ficou apenas na 12ª colocação.
O fato é que dos classificados via Campeonato Paulista, o Palmeiras garantiu vaga para a próxima Copa Libertadores. Ou seja, abriu-se uma vaga, que foi preenchida pelo Corinthians. Portanto, caso o Bragantino também se classifique para o torneio internacional, o lugar será preenchido pelo Botafogo-SP, também pelo estadual. Vale lembrar que se o Corinthians conquistasse uma vaga no G-6, a vaga aberta também não seria santista. Pela regra, seria do Mirassol.
Em junho, presidente pediu convite
Outra via de classificação para a Copa do Brasil acabou rechaçada pelo clube. Isso porque a Copa Paulista, torneio que reúne os clubes do interior paulista, deu ao campeão uma vaga no torneio. Mas depois da recusa da equipe da Baixada Santista, o título e, posteriormente, a vaga, ficaram com a Portuguesa Santista, rival da cidade de Santos.
É importante dizer que em junho deste ano, o presidente do Santos, Andres Rueda, afirmou, em uma reunião do Conselho Deliberativo do clube, que confiava em um convite feito pela CBF para a disputa da Copa do Brasil. Na ocasião, o mandatário verbalizou:
– Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar – disse Rueda, em junho.
Para que fique claro, no regulamento, publicado pelo site “Globo Esporte” a Copa do Brasil não prevê convites para os clubes. Ou seja, a participação do Santos por essa via, por hora, não deverá acontecer. Então, o artigo 41 diz o seguinte sobre o caso da Federação Paulista de Futebol:
“Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes.”